Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11775/2016 - 27/09/2016
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 PL + 15,0 TP , Cód. 62406.
Docente(s)
- João Ricardo Mendes de Freitas Pereira (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Dotar os alunos de conhecimentos e ferramentas que permitam planificar, programar, organizar e reflectir sobre os meios técnicos e artísticos que um projecto necessita e exige.
Programa
1 - Animação: conceitos sobre animação.
2 - Temáticas: diferentes temas abordados na animação.
3 - Audiência: diferentes tipos de animação para diferentes audiências.
4 - Estilos e Estúdios de Animação: estilos de animação e diferentes estúdios de animação.
5 - Técnicas de Animação: diferentes técnicas usadas na animação.
6 - Técnicas Tradicionais: técnicas tradicionais usadas na pré-produção.
7 - Storyboard: importância de um storyboard.
8 - Colour Script: função de um colour script.
9 - Música: a importância da música nos filmes de animação.
10 - Sound Design: efeitos sonoros na animação.
11 - Animação 3D: a arte de animar em 3D.
12 - Processo de Animação da Pixar: processo de desenvolvimento de um filme na Pixar.
13 - Importância da História e do Personagem: qual é a importância da história no filme de animação.
14 - Design de Personagem: como desenvolver um personagem.
15 - Voz: a importância do voice acting aplicado aos personagens de animação.
16 - Script: o que é um script e qual a sua função.
17 - Pixar?s Rules of Storytelling: regras da Pixar para contar uma história de sucesso.
18 - Escrever um script: elaborar um script a partir da matéria apresentada.
19 - Desenhar um storyboard: desenhar um storyboard a partir do script.
20 - Elaborar um animatic: desenvolver um animatic a partir do storyboard.
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua
Assiduidade (5%), script de animação (30%), storyboard (30%), animatic (35%).
Avaliação Periódica
Script de animação (30%), storyboard (30%), animatic (40%).
Avaliação Final
Script de animação, storyboard e animatic (100%).
Bibliografia
- Beane, A. (2012). 3D Animation Essentials. Estados Unidos: Wiley
- Glebas, F. (2009). Directing the Story. Estados Unidos: Focal Press
- White, T. (2013). How to Make Animated Filmes. Estados Unidos: Focal Press
- Williams, R. (2009). The Animator's Survival Kit. Inglaterra: Faber and Faber
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.
Software utilizado nas aulas
Adobe Photoshop; Adobe After Effects.