Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11283/2020 de 16/11/2020
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 65438.
Docente(s)
            - João Ricardo Mendes de Freitas Pereira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          No final desta U.C., o aluno deverá reter noções básicas de teoria musical e composição e aplicá-las num contexto criativo prático. Assim como a utilização de mecanismos digitais para produção de conteúdos musicais.
Criação de ambientes sonoros com aplicabilidade em produções audiovisuais e jogos.
Programa
          1.Fundamentos da teoria da música 
1.1 Ritmos 
1.2 Escalas 
1.3 Intervalos 
1.4 Acordes 
1.5 Chaves 
1.6 Harmonia 
1.7 Modulações 
2. O Processo de gravação. 
3. Mistura de som. 
4. Produção e Masterização. 
5. Dobragem de personagens. 
6. O áudio de um Jogo Digital. 
7. Conceção de efeitos sonoros interativos e música não-linear
8. Composições e conceitos 
Metodologia de avaliação
          Metodologia de avaliação
Avalição Contínua/Periódica
Avaliação por Frequência: Frequência I (40%) + Frequência II (60%).
Participação obrigatória em todos os elementos de avaliação (nota mínima de 6 valores em cada um).
Requisitos de admissibilidade à frequência e ao exame:
- Mínimo de 70% de assiduidade às aulas (exceto trabalhadores estudantes);
- Mínimo de 80% na entrega dos exercícios propostos em aula;
- As presenças em aula e a resolução deexercícios não são classificados com nota nem contam para avaliação, constituem, no entanto, condição necessária para aprovação à UC por frequência e exame. O incumprimento de qualquer um destes items impede o aluno de se submeter à frequência e ao exame.
Avaliação Final
Avaliação por Exame: Exame (100%)
Estão admitidos a exame os alunos com nota inferior a 10.
Bibliografia
          - Schoenberg, A. (2015). Fundamentals of Musical Composition.  :  Amazon
- Thomas, C. (2015). Composing Music For Games.  :  Routledge
- Williams, D.  e Lee, N. (2018). Emotion in Video Game Soudtracking.  :  Springer International Publishing AG
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.
Software utilizado nas aulas
          Adobe Audition; Magix Musik Maker
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 165 - 23 de março de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















