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Ano Letivo: 2021/22

Animação e Modelação 3D e Jogos

Tecnologias Audio e criação de Música

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11283/2020 de 16/11/2020

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 65438.

Docente(s)
- João Ricardo Mendes de Freitas Pereira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final desta U.C., o aluno deverá reter noções básicas de teoria musical e composição e aplicá-las num contexto criativo prático. Assim como a utilização de mecanismos digitais para produção de conteúdos musicais.
Criação de ambientes sonoros com aplicabilidade em produções audiovisuais e jogos.

Programa
1.Fundamentos da teoria da música
1.1 Ritmos
1.2 Escalas
1.3 Intervalos
1.4 Acordes
1.5 Chaves
1.6 Harmonia
1.7 Modulações
2. O Processo de gravação.
3. Mistura de som.
4. Produção e Masterização.
5. Dobragem de personagens.
6. O áudio de um Jogo Digital.
7. Conceção de efeitos sonoros interativos e música não-linear
8. Composições e conceitos

Metodologia de avaliação
Metodologia de avaliação
Avalição Contínua/Periódica
Avaliação por Frequência: Frequência I (40%) + Frequência II (60%).
Participação obrigatória em todos os elementos de avaliação (nota mínima de 6 valores em cada um).

Requisitos de admissibilidade à frequência e ao exame:
- Mínimo de 70% de assiduidade às aulas (exceto trabalhadores estudantes);
- Mínimo de 80% na entrega dos exercícios propostos em aula;
- As presenças em aula e a resolução deexercícios não são classificados com nota nem contam para avaliação, constituem, no entanto, condição necessária para aprovação à UC por frequência e exame. O incumprimento de qualquer um destes items impede o aluno de se submeter à frequência e ao exame.

Avaliação Final
Avaliação por Exame: Exame (100%)
Estão admitidos a exame os alunos com nota inferior a 10.

Bibliografia
- Schoenberg, A. (2015). Fundamentals of Musical Composition. : Amazon
- Thomas, C. (2015). Composing Music For Games. : Routledge
- Williams, D. e Lee, N. (2018). Emotion in Video Game Soudtracking. : Springer International Publishing AG

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Adobe Audition; Magix Musik Maker

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 165 - 23 de março de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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