Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11283/2020 de 16/11/2020
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP , Cód. 65433.
Docente(s)
            - Ana Rita de Sousa Gaspar Vieira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          N.A.
Objetivos
          a) Saber desenhar modelos estáticos e em movimento, objetos e corpo humano adequando
técnicas e materiais à sua representação.
b)Dominar o uso dos elementos gráficos do desenho: ponto, linha e mancha, em articulação com
a representação para criar sugestões de profundidade, texturas, materiais e movimento,
contribuindo para melhorar as noções de modelação 3D;
c)Obter um conhecimento básico da anatomia do corpo humano, facilitando maior correção no desenho de figuras  e na representação do seu movimento, permitindo o alargamento de possibilidades criativas no campo da animação e modelação 3D.
Programa
          1 - A relação entre o modelo e a representação:
- visão, percepção visual e representação;
- o modelo, a cópia e a representação estática e dinâmica;
- princípios do cinema de animação;
2 - Desenho de modelo:
- sombras própria e projetada - a relação entre os volumes, a iluminação e o claro-escuro;
- posicionamento da figura no campo da representação;
- escala, proporções e os cânones clássicos;
- texturas,
- acentuações prespécticas - os"escorços",
- registo rápido de figuras em movimento;
- animação de modelos vivos e objetos;
- desenho como linguagem visual: planos e raccord;
3 - Conceitos básicos de anatomia humana:
3.1 - A estrutura óssea do corpo humano;
3.2 - A morfologia muscular do corpo humano;
3.3 - A cabeça e o rosto;
4 - O retrato como espaço para representar movimentos faciais e expressões.
5 - Argumento, desenvolvimento e produção: o conceito de projeto.
Metodologia de avaliação
          A avaliação é contínua, sendo baseada na apresentação/defesa dos exercícios teórico-práticos realizados nas aulas, nos quais são aplicados os conhecimentos adquiridos, que representam 70% da nota final do semestre.
Acrescem-lhes exercícios realizados em casa, que representam 20% da nota final e ainda a assiduidade e participação nas aulas, que representam 10% da nota final. Os alunos que, com estes itens obtenham avaliação acima de 10 valores (numa escala de 0 a 20) são dispensados de exame.
Os alunos que não assistam a mais de 1/3 das aulas serão excluídos por falta de elementos de avaliação.
A avaliação em época de exame implica a referida presença e assiduidade nas aulas e a obrigatoriedade do aluno combinar previamente com a docente  a apresentação/defesa dos itens/exercícios referidos para a época de Frequência .
Bibliografia
          - Gordon, L. (1987). Desenho Anatómico. Lisboa:  Editorial Presença, LDA
- Molina,, J. (2006). Las Lecciones del Dibujo. Madrid:  Edicions Cátedra
- Rubins, D. (1976). The Human Figure. An Anatomy for Artists.. New York, USA:  Penguin Books
- Williams, R. (2009). The animator's survival kit: expanded edition. London:  Faber and Faber
Método de Ensino
          - Exposição teórica dos conceitos enunciados nos conteúdos da U.D.
e
- Aquisição de conteúdos através da análise crítica de exemplos e da realização de exercícios
teórico-práticos de aplicação desses mesmos conteúdos.
Software utilizado nas aulas
          N.A.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 09 de fevereiro de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















