Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11774/2016 - 27/09/2016
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 52,50 TP , Cód. 626312.
Docente(s)
- António Casimiro Teixeira Batista (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Instalar e proceder ao comissionamento de soluções baseadas em PLC.
Utilizar ferramentas de modelação para propor soluções para problemas simples de automação.
Programar PLC utilizandouma linguagem universal (LADDER Diagram).
Proceder à validação e manutenção de aplicações.
Programa
1. Conceitos básicos de Automação Industrial.
Tipos de autómatos;
Configurações e dispositivos periféricos.
2. Elementos da aplicação;
Organização da aplicação;
Subrotinas e interrupções;
Ciclo de scan;
Tipos de ciclo;
Modelos de operação;
Monitorização;
Tipos e tratamento de erros;
Tipos de dados;
Organização de memória;
Áreas de memória;
Modos de endereçamento.
3. GRAFCET;
Equação geral de etapa.
4. Linguagem LADDER.
Conjunto de instruções:
- contactos;
-comparação;
-saída;
-lógicas;
-aritméticas;
-incrementação e decrementação;
-deslocamento de dados
5. Objetos.
-temporizadores;
-contadores;
-tipos de temporizadores e de contadores
6. Outras funcionalidades e operações.
-operações sobre registos;
-conversão;
-codificação;
-contadores de alta velocidade;
-controlo de programa;
-interrupções
Metodologia de avaliação
Avaliação de Frequência:
Ficha de avaliação teórico prática - 20%
Ficha de avaliação laboratorial - 30%
Trabalhos práticos - 50%
Avaliação de exame:
Escrita - 50% + Avaliação de Frequência - 50%
Bibliografia
- Baptista, C. (0). Apontamentos de Automação I. Acedido em 22 de março de 2016 em http://www.e-learning.ipt.pt/course/view.php?id=1660
- Novais, J. (2008). Programação de Autómatos, Método GRAFCET.. (Vol. 1). Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas em que são propostos
exercícios de aplicação, e Práticas de Laboratório.
Software utilizado nas aulas
TIA PORTAL v15
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 14 de junho de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)