5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 32,0 TP , Cód. 20315.
Docente(s)
- Ana Isabel e Sousa do Carmo (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
1. Desenvolver capacidades de análise e de apreciação crítica quanto à forma e ao conteúdo de publicações digitais face às publicações impressas
2. Compreender e distinguir os diferentes formatos de publicações digitais
3. Identificar aplicações e dispositivos de leitura
4. Conhecer as principais ferramentas e plataformas para publicações digitais
5. Adquirir e aplicar conhecimentos para o desenvolvimento de publicações digitais
Programa
1. Publicações impressas vs publicações digitais
2. Publicações digitais: formatos, aplicações e dispositivos de leitura
3. As diferentes ferramentas e plataformas
4. Adequação da escolha de formato ao conteúdo e distribuição da publicação
5. Boas práticas e orientações para o design publicações digitais
6. Criação de publicações digitais
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua e em exame: desenvolvimento, apresentação e defesa de trabalho de caráter teórico-prático.
Bibliografia
- Apfelbaum, S. e Cezzar, J. (2014). Designing The Editorial Experience. Beverly (EUA): Rokport Publishers
- Burns, D. e Cohen, S. (2014). Digital Publishing with Adobe InDesign CC: Moving Beyond Print to Digital. : Adobe Press
- Franchi, F. (2013). Designing News: Changing the World of Editorial Design and Information Graphics. Berlin: Gestalten
- Zappaterra, Y. e Caldwell, C. (2014). Editorial Design: Digital & Print. Londres (RU): Laurence King Publishing
Método de Ensino
Horas de contacto TP, que incluem a concretização de trabalhos de cariz prático, desenvolvidos com base nos conhecimentos teóricos e técnicos abordados nas aulas; e horas OT, direcionadas para o acompanhamento dos trabalhos propostos para a avaliação
Software utilizado nas aulas
Software para o desenvolvimento de publicações digitais.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável