2 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 10,0 T + 5,0 TP , Cód. 201446.
Docente(s)
- Silvério Manuel Domingues Figueiredo (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Proporcionar aos alunos as competências básicas para a realização de um estudo de paleoecologia e de geoarqueologia e saber relacionar entre si estas duas ciências.
Programa
1 - O que é a Paleoecologia (conceitos, metodologias e caracterização de paleambientes);
2 - Indicadores paleoambientais (identificação dos principais indicadores paleoambientais);
3 - As alterações antrópicas e a bioturbação (as alterações provocadas pelo homem e pelos animais na estratigrafia e na ecologia);
4 - O que é a Geoarqueologia (conceitos, metodologias e caracterização; o estudo dos terraços e os casos particulares dos concheiros e dos sambaquis);
5 - O Plistocénico (caracterização e dados para os estudos arqueológicos);
6 - O Holocénico (caracterização e dados para os estudos arqueológicos).
Metodologia de avaliação
A avaliação será construída por um trabalho final.
Bibliografia
- Duplaix, S. (1958). Determination Microscopique. (Vol. I). (pp. 1-85). Paris: Librairie Polytechnique Beranger
- Miskovsky, J. (1974). Le Quaternaire du Medi Mediterraneen: Stratigraphie et paleoclimatologie. (Vol. 1). (pp. 1-325). Paris: Editions du Laboratoire de Paleontologie Humaine et de Prehistoire
- As escadarias de terraços do Ródão à Chamusca (Baixo Tejo): caracterização e interpretação de dados sedimentares, tectónicos, climáticos do Paleolítico.(2016, 0 de junho). Estudos do Quaternário, pp. 1-24.
- Geomorfologia e paleoambientes no leste da América do Sul: implicações arqueológicas.(2013, 0 de ---). Geoarqueologia, pp. 135-180.
Método de Ensino
Ensino à distância
Software utilizado nas aulas
E-learning, java, Bigbluebutton
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 28 de junho de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)