6 ECTS; 1º Ano, Anual, 15,0 T + 15,0 TP + 15,0 TC , Cód. 201424.
Docente(s)
            - Alexandra Águeda de Figueiredo (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Caracterizar a intervenção arqueológica e a sua aplicabilidade.
Descrever o processo de preparação de uma intervenção arqueológica Terrestre e Subaquática.
Identificar e aplicar as diversas metodologias de intervenção arqueológica no campo, ao nível dos processos e estratégias.
Programa
          A. Métodos e Técnicas em Arqueologia Terrestre: 
1. Os diferentes tipos de fontes.
2. Aplicação prática da Prospeção: Planeamento; Métodos; Registo de Dados (Fichas, GPS, Sigs,etc); Condicionantes da Prospeção: processos pós-deposicionais; Análises e Interpretação.
3. Aplicação prática da Escavação: Métodos; Sítios e vestígios arqueológicos; Evolução das práticas; 
4. As principais escolas metodológicas: a visão sincrónica e diacrónica: O "método Wheeler". Perspetiva histórica e princípios gerais. O "método Gourhan.Perspetiva histórica e princípios gerais. O "método Harris". Perspetiva histórica e princípios gerais.Identificação de estruturas arqueológicas e sequências estratigráficas: As matrizes de Harris;
5. Tipos de escavação; Salvamento, Investigação, Preservação
6. Processo de escavação: fases de trabalho de intervenção, análise, registo, interpretação e publicação.
B. Métodos e Técnicas em Arqueologia Subaquática: 
1. A arqueologia subaquática: conceitos 
2. A relação do homem com o mar. A conquista do mundo submerso. 
3. O património arqueológico subaquático 
4. Os diferentes tipos de estações arqueológicas subaquáticas. 
5. Métodos e técnicas: A prospeção e a escavação 
6. A preservação dos vestígios. A legislação
Metodologia de avaliação
          O aluno possui dois momentos de avaliação: Frequência e Exame, em ambos o aluno terá de desenvolver um teste teórico - 100%
Bibliografia
          - Bahn, P. (1996). Arqueologia. Uma Breve introdução. Lisboa:  Gradiva
- Bicho, N. (2006). Manual de Arqueologia Pré-Histórica. Lisboa:  Edições 70
- Carandini, A. (1991).  Storie dalla Terra - Manuale di scavo archeologico (tradução em castelhano: ed. Crítica).. ed. G. Einaudi, Milão:  (tradução em castelhano: ed. Crítica).
- Djindjiam, L. (1991). Méthodes pour lÁrchéologie. . , Paris:  Arnaund colin
Método de Ensino
          Ensino à distância com apresentação dos conteúdos de forma expositiva e aplicação de metodologias pedagógicas ativas, nomeadamante de discussão de dados e ideias, preenchimento de questionários, revisões de matéria com questionários diretos, etc.
Software utilizado nas aulas
          Elearning; Plataforma à distância BBB; Powerpoints, office Word, solftware de edição de imagens e tratamento fotográfico, realização de matrizes e outros que se considere necessário ao bom funcionamento das aulas.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de outubro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















