IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial

Origens do homem

<< voltar ao Plano Curricular

2 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 10,0 T + 5,0 TP , Cód. 20142.

Docente(s)
- Alexandra Águeda de Figueiredo (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Compreender o passado humano e conheçer o desenrolar dos acontecimentos ao longo do tempo das comunidades mais primitivas.
Integrar cronológica e culturalmente cada um dos estados definidos e compreender a evolução-humana nas suas diferentes vertentes.

Programa
1. Divisão Cronoestratigráfica da Terra
• A formação da terra
• O aparecimento dos mamíferos
• A recente origem do Homem
2. Teorias da Origem dos Hominídeos
• Est Side Story
• Homem Aquático
• Os primeiros achados e a comprovação da antiguidade do Homem
• As diferentes teorias da linha evolutiva humana
3. Na linha evolutiva humana
• Orrorin Tugenensis
• Ardipithecus Ramidus
• Australopithecus Anamensis
• Australopithecus Afarensis
• Kenyanthropus platyops
• Australopithecus Africanus
• Australopithecus Aethiopicus
• Australopithecus Boisei
• Australopithecus Robustus
• Australopithecus Garhi
• Australopithecus? Sebida
• Homo Habilis
• Homo Rudolfensis
• Homo Ergaster
• Homo Erectus
• Homo Antecessor
• Homo Heidelberguensis
• Homo Neandertalhensis
• Homo Sapiens Arcaico
• Homo Sapiens Sapiens
4. Análise de algumas problemáticas
• Dimorfismo sexual
• Cruzamento de espécies
• Out of Africa e ADN

Metodologia de avaliação
Trabalho escrito, sob a forma de artigo, sobre tema referente à evolução do homem 100%.

Bibliografia
- Alarcão, J. (1990). Portugal, das origens à romanização. (Vol. 1). Lisboa: Ed. Presença
- "Está en Africa nuestro origen?", .(1991, 1993 de ---). in Origenes del Hombre Moderno, pp. 12-19.
- Evolución multirregional de los humanos, .(1992, 1993 de ---). in Origenes del Hombre Moderno, pp. 26-32.

Método de Ensino
Ensino à distância com apresentação dos conteúdos de forma expositiva e aplicação de metodologias pedagógicas ativas, nomeadamante de discussão de dados e ideias, preenchimento de questionários, revisões de matéria com questionários diretos, etc

Software utilizado nas aulas
Elearning; Plataforma à distância BBB; Powerpoints, office Word, e outros que se considere necessário ao bom funcionamento das aulas.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 28 de junho de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado