IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2021/22

Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial

Paleoambientes, Paleontologia e Evolução Humana

<< voltar ao Plano Curricular

3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 13,0 TP , Cód. 201451.

Docente(s)
- Silvério Manuel Domingues Figueiredo (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Proporcionar aos alunos as competências básicas para a compreensão da evolução dos paleoambientes e a relação dos estudos estratigráficos, sedimentares e paleontológico para a elaboração destes estudos.
Proporcionar aos alunos os conhecimentos básico sobre o que é a paleontologia e a sua importância científica, cultura e económica.
Dotar os alunos dos conhecimentos básicos sobre a evolução física e tecnológica do Homem, desde os primeiros hominídeos ao homem atual.

Programa
1 - O que é a Paleoecologia (conceitos, metodologias e caracterização de paleambientes);
2 - Indicadores paleoambientais (identificação dos principais indicadores paleoambientais);
3 - As alterações antrópicas e a bioturbação (as alterações provocadas pelo homem e pelos animais na estratigrafia e na ecologia);
4 - O que é a paleontologia e o que estuda, a história da Paleontologia, os diferentes tipos de fósseis;
5 - As jazidas paleontológicas e o património paleontológico móvel e Imóvel, a Paleontologia e Monumentos Naturais, as jazidas portuguesas com património paleontológico e a sua importância internacional;
6 - A evolução Humana: A origem e a evolução dos primeiros mamíferos e dos primeiros primatas, A evolução dos hominídeos da origem do bipedismo à evolução do género Homo. A evolução tecnológica e mental do Homem.


Metodologia de avaliação
A avaliação é constituída por dois períodos de avaliação: frequência e exame:
No período de frequência, a avaliação será constituída por um trabalho (80%) e pela assiduidade e participação nas aulas (20%);
Em exame a avaliação será constituída por um trabalho (100%).
A nota mínima para dispensa de exame e de aprovação é 10 valores.

Bibliografia
- Domingues, S. (2014). Os Dinossáurios em Território Português. (Vol. 1). (pp. 1-204). Lisboa: Chiado Editora
- Figueiredo, S. e Cardoso, H. (2010). A Aurora dos tempos Modernos: da extinção dos dinossauros à génese do Homem. (Vol. 1). (pp. 1-150). Chamusca: Edições Cosmos
- J., M. (1988). Paleontologia Básica. (Vol. 1). (pp. 1-200). São Paulo: EDUSP
- Miskovsky, J. (1974). Le Quaternaire du Medi Mediterraneen: Stratigraphie et Plaeoclimatologie. (Vol. 1). (pp. 1-325). Paris: Editions du Lab. de Paleontologie Humaine et de prehistoire
- Souza Carvalho, I. (2010). Paleontologia. (Vol. 1-3). (pp. 1-731). Rio de Janeiro: Editora Interciência

Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas através do ensino à distância.

Software utilizado nas aulas
Power-Point; PDF, E-learning, java, Bigbluebutton.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 21 de fevereiro de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado