3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 13,0 TP , Cód. 201450.
Docente(s)
- Gonçalo Cardoso Leite Velho (2)
- Silvério Manuel Domingues Figueiredo (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não se palica
Objetivos
A - Entender a Arqueologia como ciência e a evolução da sua metodologia.
A1 - Identificar conceitos metodológicos fundamentais;
A2 - Reconhecer as abordagens dos diversos campos de trabalho;
B - Conhecer o corpo teórico da arqueologia.
B1 - Identificar as características principais das diversas correntes teóricas;
B2 - Reconhecer a relação entre teoria e metodologia
C -Dotar os alunos de conhecimentos básicos sobre o que é o Património Cultural.
C1 - Compreender os elementos de gestão do património cultural.
C2 - Definir os diferentes tipos de património cultural e realçar a sua importância.
Programa
1. Conceitos e
a) O que é a Arqueologia?
b) A Arqueologia com ligação à Antropologia e à História
c) Propósito científico e objetivos.
d) Critérios de análise e aplicações.
e) Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade
f) As várias Arqueologias
g) Vestígios e Contexto
h) Visão Sincrónica e Diacrónica
i) Tipos de Estações Arqueológicas
2. História da Arqueologia
a) Fase especulativa
b) Nascimento da Arqueologia Moderna
c) A fase da Consolidação histórico-culturalista
d) A mudança decisiva ? New Archaeology
e) O questionamento pós-processual
3. A Arqueologia como Ciência:
a) Categorias básicas da evidência arqueológica
b) Percurso metodológico: Dos dados aos fatos
4.A Teoria na Arqueologia
a) Funções da Teoria em Arqueologia
b) As diferentes correntes Arqueológicas
5. Definição de Património Cultural:
a) O património edificado e o património móvel
b) O património Natural enquanto património cultural
6. A importância da preservação do património para as gerações futuras
7. A valorização do Património
8. Noções sobre a Legislação do património
9. Os diferentes tipos de património
10. O Património Cultural
11. O Património Natural
H. A preservação e valorização do património: O exemplo do património paleontológico.
Metodologia de avaliação
- Método de avaliação:
A avaliação é realizada em todas as épocas, através de dois trabalhos: um sobre gestão do Património e outro trabalho de recensão crítica de um artigo a apresentar na última aula, ou a enviar em formato artigo digital.
- Critérios de avaliação:
Clareza expositiva e domínio de conceito 20%
Identificação dos pressupostos teóricos - 40%
Identificação da metodologia aplicada - 30%
Capacidade crítica científica 10%
Bibliografia
- Bahn, P. (1997). Arqueologia. Uma breve introdução. (Vol. 1). Lisboa: Gradiva
- Binford, L. (1991). Em busca do Passado: a descodificação do registo arqueológico. (Vol. 1). Mem-Martins: Europa-América
- Renfrew, C. e Bahn, P. (2001). Archaeology. Theories and Methods. (Vol. 1). Londres: Routlege
- Renfrew, C. e Bahn, P. (2005). Archaeology. The Key Concepts. (Vol. 1). Londres: Routlege
- Trigger, B. (1989). A History of Archaeological Thought. (Vol. 1). Cambridge: Cambridge University Press
- Vários, A. (1993). O Património Edificado. (Vol. 1-3). Lisboa: IPPAR
Método de Ensino
Aulas expositivas
Software utilizado nas aulas
BigBlueButton.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de junho de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)