Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7701/2016 09/06/2016
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 54,0 TP , Cód. 3008145.
Docente(s)
- Luiz Miguel Oosterbeek (2)
- Luís Manuel Mota dos Santos Figueira (1)(2)
- Silvério Manuel Domingues Figueiredo (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
Gestão Integrada:
1. Construir um argumento de relação com o território, a partir da conservação e valorização da paisagem cultural.
2. Compreender a relação entre território, cultura e fruição económica.
3. Aplicar o quadro de referência em Gestão Integrada do Território considerando os ODS (UN) e outras convenções/normativos: cada um dos 17 ODS da Agenda 2030 será tratado caso a caso e de acordo com o trabalho teórico-prático a ser desenvolvido, individualmente ou em grupo.
Programa
a) Aplicação de exercícios aplicados à linha teórica a apreender;
b) Ensaio teórico-prático dos modelos UNESCO-ICOMOS-ICCROM-DGPC-UNWTO-outros;
c) Integração de programas e projetos em ambiente de: apresentação/descrição/crítica/debate/trabalho de grupo/trabalho autónomo/avaliação;
d) Atualização contínua sobre produção científica, legislativa, técnica e aplicada (estudo de casos emergentes). O enquadramento da Agenda 2030: possibilidades e limites
Metodologia de avaliação
Avaliação - da componente teórica 50%; da componente prática 50%.
Realização de ensaio individual (portefólio) a ser avaliado pelos 3 Docentes da unidade curricular (35% a cargo de Luís Mota Figueira; 35% a cargo de Luiz Oosterbeek; 30% a cargo de Silvério Figueiredo)
A aplicação destes métodos de avaliação pressupõe a especificidade da unidade curricular no que respeita a trabalho de ensaio teórico (estado da arte sustentada em bibliografia atualizada) e de demonstração com dados recolhidos na forma de base empírica (trabalho de campo, saídas técnicas e registos descritivos sustentados na produção de suportes analógicos e multimédia).
A parte de avaliação de cada Docente e sua integração na avaliação final pressupõe a procura do método de avaliação para cada Estudante o mais objetivo possível integrando-se as duas componentes acima referidas.
Bibliografia
- Bruns, D. e Kuhne, O. (2015). Landscape culture. Culturing landscapes. The differentiated construction of landscapes. (Vol. 1). New York: sringer
- Gergel, S. e Turner, M. (2007). Landscape ecology. A practical guide to concepts and techniques.. (Vol. 1). New York: Springer
- Oosterbeek, L. (2001). Direito ao património para uma gestão integrada do Território. (Vol. 1). Tomar: IPT
- Oosterbeek, L. (2007). Arqueologia Património e Gestão do Território? Polémica.. (Vol. 1). Brasil: Ed. Halilia
Método de Ensino
Gestão Integrada:
Expositivos e demonstrativos. Exposição e debate nas aulas, elaboração obrigatória de ensaio com fomento da capacidade crítica, também obtida com saídas técnicas ao território envolvente aos locais de aulas presenciais.
Software utilizado nas aulas
A decidir no início dos trabalhos
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 14 de junho de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)