Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6419/2017, de 24-07-2017
7 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 20,0 T + 20,0 TP , Cód. 92994.
Docente(s)
            - Rúben Joaquim Pinto Loureiro (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não há pré-requisitos, mas aconselha-se posse de conhecimentos básicos de Gestão e Economia.
Objetivos
          O desígnio desta cadeira é a Gestão Estratégica das Organizações. Pretende-se clarificar o conceito de Estratégia, Processo Estratégico e de Planeamento Estratégico, bem como transmitir a evolução dos conceitos, modelos e práticas deliberadas e emergentes da Gestão Estratégica. Pretende-se, assim, que os alunos consigam
i)	 identificar e analisar, no contexto, a estratégia de uma organização, os processos pelos quais ela é formulada, planeada e/ou formada e papéis dos intervenientes, e interpretar as respetivas implicações, ficando preparados para participar inteligentemente no processo estratégico.
ii)	Os alunos devem promover a industrialização inclusiva e sustentável (ODS 9: Inovação e infraestruturas) assim como fortalecer a investigação científica, melhorar as capacidades tecnológicas de setores industriais incentivando a inovação (ODS 9: Inovação e Infraestruturas).
iii)	Os alunos devem incentivar a adotação práticas sustentáveis e integrar informação sobre sustentabilidade (ODS 12: Produção e Consumo Sustentáveis).
Programa
          PARTE I Formulação da Estratégia
1- Estratégia Sustentável 
1.1 Estratégia
1.2 Negócios Tradicionais e Digitais 
1.3 Sustentabilidade
1.4 Criação de Valor Sustentável 
2- Análise do Meio Envolvente
2.1 Meio Envolvente Macro 
2.2 Meio Envolvente Micro Clientes 
2.3 Meio Envolvente Micro Concorrentes
2.4 Meio Envolvente Micro Indústria 
3- Análise da Empresa 
3.1 Recursos e Capacidades 
3.2 Competências Centrais
3.3 Adequação Estratégica 
3.4 Análise SWOT
4- objetivos e Estratégia 
4.1 Produtos - Mercados
4.2 Integração Vertical 
4.3 Internacionalização 
4.4 Diversificação 
4.5 Desenvolvimento Empresarial 
PARTE II Execução da Estratégia 
5- Planeamento
5.1 Estrutura Organizacional
5.2 Plano Estratégico e Empresarial 
5.3 Plano Estratégico e Operacional 
5.4 Planeamento sob incerteza 
5.5 Planeamento com cenários 
6- Implementação 
6.1 Estrutura departamental 
6.2 Gestão Funcional, Projetos e Processos
7- Controlo
7.1 Governação da Empresa
7.2 Controlo Grupal e Individual 
7.3 Aprendizagem Organizacional 
Metodologia de avaliação
          Avaliação Contínua:
- um trabalho de grupo, que incidirá na elaboração de um artigo científico que será apresentado e apresentado (70%);
- um teste escrito, no final da Unidade Curricular (30%).
São dispensados de exame os alunos cuja classificação seja igual ou superior a 10 valores.
Avaliação por Exame: Prova Escrita (100%).
Bibliografia
          - Freire, A. (2020). Estratégia - Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais . Lisboa:  Bertrand
- Mintzberg, H.  e Quinn, J.  e Ghoshal, S.  e Lampel, J. (2014). The Strategy Process; Concepts, Contexts, cases. UK:  Pearson Education
- Mintzberg, H. (2003). The Strategy Process. USA:  Pearson Education
- Shafritz, J.  e Ott, J.  e Jang, Y. (2005). Classics of Organization Theory. USA:  Wadsworth
- Teixeira, S. (2014). Gestão Estratégica. Lisboa:  Escolar Editora
Método de Ensino
          Método expositivo. Análise de casos empresariais práticos. Análise e discussão  de casos de estudo por grupos de alunos.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada em Reunião do CTC de 15/10/2021 (Ata nº 172)
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















