Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4406/2017 - 22/05/2017
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP , Cód. 92958.
Docente(s)
            - João Pedro Dias Fontes da Costa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          
Objetivos
          Descrever a importância do alinhamento entre as Estratégias de RH e os Resultados da Empresa; 
Descrever o processo de recrutamento e selecção;
Identificar os métodos e técnicas de recrutamento e selecção;
Identificar as estratégias de socialização e acolhimento;
Descrever o processo de gestão da formação e de competências;
Identificar os métodos e técnicas de desenvolvimento de competências;
Descrever as componentes das recompensas;
Descrever os modelos de carreira;
Descrever o processo de avaliação e gestão do desempenho;
Identificar as fontes e métodos de avaliação de desempenho.
Contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente a Igualdade de Género (5) e Reduzir as desigualdades (10), nos processos de GRH nas organizações.
Programa
          1. Gestão estratégica de pessoas
  1.1. Gestão de RH no Contexto da Organização e 
  Factores Envolventes 
  1.2. Alinhamento entre as Estratégias de RH e os 
  Resultados da Empresa
2. Recrutamento, selecção e acolhimento
  2.1. Definição de recrutamento, selecção e 
  acolhimento
  2.2. Processo
  2.3. Métodos  de recrutamento e selecção
  2.4. Estratégias de socialização
3. Gestão da formação, desenvolvimento do potencial e de competência
  3.1. Definições.
  3.2. Perspetiva à abordagem de competências.
  3.3.Competências do gestor.
  3.4. Modelo de gestão de competências
  3.5. Métodos e técnicas de desenvolvimento de 
  competências.
4. Carreiras e sistemas de recompensas
  4.1. Definições.
  4.2. Tipologias e âncoras de carreira
  4.3. Teorias e modelos de carreira
  4.4. Componentes da compensação
5. Avaliação e gestão do desempenho
  5.1. Definição e objectivos.
  5.2. Gestão de desempenho.
  5.3. Processo contínuo de gestão de desempenho.
  5.4. Fases da avaliação de desempenho
  5.5. Fontes de avaliação.
  5.6. Métodos de avaliação do desempenho
  5.7. Erros e enviesamentos na avaliação de desempenho
Metodologia de avaliação
          I. Avaliação Contínua - Realização de teste escrito e de um trabalho de grupo:
a) 1 teste escrito  ponderação de 60%.
b) Trabalho de grupo (3 elementos)  ponderação de 40%;
A informação acerca da temática, estrutura/ forma dos trabalhos de grupo, será disponibilizada no moodle.
Para todos os momentos de avaliação é exigida uma nota mínima de oito valores. A média das notas
deverá perfazer um mínimo de dez valores.
Bibliografia
          
Método de Ensino
          Considerando a natureza da unidade curricular, a orientação metodológica será desenvolvida com recurso a métodos expositivo e interrogatório, realização de dinâmicas de grupos, exercícios e análise de casos.
Software utilizado nas aulas
          
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada em Reunião do CTC de 29/06/2022 (Ata nº 181)
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















