Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4406/2017 - 22/05/2017
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP , Cód. 929511.
Docente(s)
            - Maria de Fátima Rodrigues Pedro (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          No domínio das aptidões:
.Incentivar o espírito de observação de ambientes internacionais, de inovação e de participação na mudança
.Estimular a aptidão para o trabalho em equipa
.Desenvolver a faculdade de análise de documentos diversos -textos de autor, notícias de imprensa, dados Estatísticos, entre outros- entre os hábitos e métodos de estudo
.Incentivar a eficácia de compreensão e de comunicação oral e escrita
.Estimular a capacidade crítica 
No domínio das competências:
.Perceber o funcionamento dos mercados internacionais
.Perceber a importância das organizações internacionais
.Identificar a atividade e o desempenho dos gestores de marketing internacional
.Desenvolver capacidades de gestão internacional de uma forma autónoma, ética e socialmente responsável
.Desenvolver um Plano de Marketing Internacional
Programa
          1. A Dimensão e o Desafio do Marketing Internacional
2. A importância da Macroenvolvente
3. O Produto e o Serviço internacional
4. A comunicação Internacional
5. Distribuição e Logística Internacional
6. Política de preço internacional
7. Risco, organização e implementação das atividades de marketing internacional
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua: constituída por prova escrita individual, ponderação de 50%, nota mínima de oito valores, e por trabalho de grupo com apresentação e discussão, obrigatória para todos os elementos que integram o grupo, ponderação de 50%, nota mínima de dez valores. 
Avaliação por exame: Prova escrita individual, 100%.
Bibliografia
          - Alon, I.  e Jaffe, E. (2013). Global Marketing. Contemporary Theory. Practice and Cases..   :  McGrawHill
- Doole, I.  e Lowe, R. (2008). Internacional Marketing Strategy.  :  Cengage
- Graham, J.  e Gilly, M.  e Cateora, P. (2009). International Marketing. Boston:  McGrawHill / Irwin
- Silva, S.  e Meneses, R.  e Pinho, J. (2018). Marketing Internacional  - Negócios à escala global. Coimbra:  ACTUAL
- Viana, C.  e Hortinha, J. (2009). MArketing Internacional. Lisboa:  Edições Sílabo
Método de Ensino
          Estudos de caso, realização de trabalhos, exposição de conceitos e o visionamento de casos.
Método de ensino construtivista. Haverá uma parte expositiva. Metodologia inspirada na investigação ação.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada em Reunião do CTC de 29/06/2022 (Ata nº 181)
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















