Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7571/2019 - 26/08/2019
5 ECTS; 3º Ano, Anual, 42,0 TP , Cód. 818629.
Docente(s)
- Inês Domingues Serrano (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
n.a.
Objetivos
Compreensão da reutilização e adaptação de edifícios existentes.
Compreensão dos aspetos técnicos, ambientais e regulamentares associados à construção, remodelação e ao processo de adaptação e reúso.
Programa
1. Intervir no património edificado: conceitos e princípios doutrinários.
2. Adaptação e renovação funcional de edifícios: estratégias de intervenção.
3. Intervenções sobre o construído: remodelação, reuso e adaptação funcional
Metodologia de avaliação
A avaliação é periódica e expressa, através da realização e apresentação de três trabalhos práticos individuais, com a seguinte ponderação: TB1 (20%), TB2 (20%) e TB3 (60%).
Quando a classificação resultante da avaliação periódica for igual ou superior a 9,5 valores (numa escala de 0 a 20) o aluno é dispensado de exame.
Exame: prova escrita
Bibliografia
- Aguiar, J. e Paiva, J. e Pinho, A. (2006). Guia Técnico de Reabilitação Habitacional. Lisboa: LNEC
- Freitas, V. (2012). Manual de Apoio ao projecto de Reabilitação de Edifícios Antigos. Porto: Ordem dos Engenheiros - Região Norte
- International Conference of Building Officials, I. (2000). Guidelines for the Rehabilitation of Existing Buildings. Washington: International Conference of Building Officials
- Latham, D. (2015). Creative Re-use of Buildings. Principles and Practice. (Vol. VOL 1 e 2). Londres: Routledge
Método de Ensino
É utilizado o método expositivo a fim de explanar as principais temáticas teóricas da unidade curricular. É utilizado o método interrogativo recorrendo ao diálogo e à formulação de debates. O método ativo permite aos alunos terem o papel central.
Software utilizado nas aulas
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 31 de janeiro de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)