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Ano Letivo: 2021/22

Gestão da Edificação e Obras

Manutenção de Edifícios

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7571/2019 - 26/08/2019

5 ECTS; 3º Ano, Anual, 42,0 TP , Cód. 818627.

Docente(s)
- Luis Filipe Rocha de Almeida (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
n.a.

Objetivos
Esta UC explora os princípios e práticas relacionadas com o trabalho de manutenção e reabilitação dos edifícios, numa abordagem multifacetada que engloba conceitos tais como tecnologia da construção, legislação aplicável, gestão e planeamento, tecnologia da informação (BIM), custos associados e impacto ambiental.

Programa
Comportamento de edifícios em serviço.
Operação de sistemas: sistemas móveis e fixos.
Teorias comportamentais de edifícios: elementos fonte de manutenção.
Avaliação do desempenho: metodologias de inspeção de edifícios.
Gestão de edifícios: gestão técnica, económica e funcional.
Informação de serviço: manuais de operação e manutenção.
Custo do Ciclo de Vida (LCC).
Métodos de avaliação e previsão.
Sistemas integrados de manutenção.
Enquadramento socioeconómico da manutenção: o quadro legal nacional

Metodologia de avaliação
Metodologias de Avaliação contínua: 50%. Prova de avaliação escrita com o peso de 50% composta por uma componente teórica e componente prática.
Só são aprovados os alunos com a classificação final igual ou superior a 9,5 valores.
Esta metodologia aplica-se a todas as épocas de avaliação.

Bibliografia
- Coelho, H. (1985). Panorâmica sobre a gestão de grandes edifícios. Lisboa, LNEC: Laboratório Nacional de Engenharia Civil
- Instituto Português de Qualidade, P. (2007). Terminologia da manutenção. NP EN 13306: 2007: Portugal; Instituto Português da Qualidade
- Manuel Goncalves Calejo, R. (1989). Manutenção de edifícios. FEUP: FEUP
- Pessanha Araújo Taborda, R. (1995). Gestão de manutenção do parque habitacional. Porto, FEUP: FEUP

Método de Ensino
É utilizado o método expositivo a fim de explanar as principais temáticas teóricas da unidade curricular. É utilizado o método interrogativo recorrendo ao diálogo e à formulação de debates. O método ativo permite aos alunos terem o papel central.

Software utilizado nas aulas
n.a.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 06 de julho de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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