Publicação em Diário da República: Despacho n.º 8645/2020 - 08/09/2020
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 10,0 OT , Cód. 964528.
Docente(s)
- António Martiniano Ventura (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
Questionar as origens da Fotografia enquanto processo técnico de reprodução da realidade, em contraponto aos processos artesanais tradicionais.
Dar a conhecer os inventores da fotografia, os autores da época, e o modo como esses inventores e autores pensaram a invenção da própria Fotografia.
Dara a conhecer as primeiras reflexões sobre a invenção da fotografia, e sobre o modo como este novo processo de representar a realidade modificou a sociedade e o modo de ver o mundo.
Contribuir para a aquisição de conhecimento, estruturado e fundamentado, sobre as consequências da invenção da fotografia na sociedade dos Séculos XIX e XX.
Programa
A representação do real - os processos artesanais e o processo técnico: a imagem como duplo da realidade;
A invenção e os inventores da Fotografia:
- Memorando sobre a Heleografia - Nicéphore Niepce;
- O Daguerreotipo - Louis Daguerre;
- O Relatório da Comissão da Câmara de Deputados Francesa - Dominique Arago;
- Um Breve Esboço Histórico sobre a Invenção da Arte - Fox Talbot;
Século XIX, os primeiros debates:
- O Público Moderno e a Fotografia - Charles Boudelaire;
- Idealismo, Realismo, Expressionismo - Henry Peach Robison;
- Sugestões sobre a Arte - Peter Henry Emerson;
- O Daguerreótipo - Edgar Allan Poe;
- Fotografia - Lady Elizabeth Eastlake;
A Fotografia afirma-se:
- Explorando o Mundo;
- O Retrato;
Fotografia: Arte ou Ciência?
- Consciência e Arte;
- A Imagem do Crime;
- A partir do real
- Fotografia e Sociedade;
A Fotografia em Portugal no Séc. XIX:
- As primeiras notícias;
- Os pioneiros: técnicas, artes e ciências;
- A Arte de ver e as suas Técnicas;
- Os Fotógrafos: os Amadores e os Profissionais;
Metodologia de avaliação
De acordo com os conteúdos a tratar, serão propostos vários temas a desenvolver ao longo do semestre. Estes trabalhos exigirão pesquisa e estudo autónomo por parte dos estudantes. Os trabalhos serão apresentados, discutidos e defendidos perante a turma. A avaliação final resultará da média aritmética obtida no conjunto dos trabalhos realizados ao longo do semestre.
O Exame exigirá a realização de prova escrita.
Bibliografia
- Helmut, G. (1982). The Origins of Photography. Nova Iorque: Abbeville Press.
- Rosemblum, N. (1998). A World History of Photography. Nova Iorque: Editions Abbeville
- Serém, M. (2009). A Fotografia em Portugal, Arte Portuguesa, da Pré-história ao Século XX. . lisboa: Fabu Editores
- Trachtenberg, A. (1980). Classic Essays on Photography. Branford, Stony Creek: Leetes Island Books
Método de Ensino
Serão leccionadas aulas teóricas, organizadas visitas de estudo e participações externas. Também serão propostos projectos de investigação aplicada a partir de textos de época, documentos e testemunhos dos próprios agentes da invenção da fotografia.
Software utilizado nas aulas
N/A
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 12 de maio de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)