IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2021/22

Engenharia Informática

Interfaces Web

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 8644/2020 - 08/09/2020

4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 42,0 PL , Cód. 911938.

Docente(s)
- José Manuel Palma Redes Ramos (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
A1. Aplicar formatos de apresentação e de interação através de elementos semânticos e de templates;
A2. Aplicar paradigmas de geração estática de componentes do interface Web;
B1. Aplicar conceitos modulares na trilogia interface + processos + dados;
B2. Aplicar processos sobre estruturas de dados em javaScript;
C1. Aplicar paradigmas de geração dinâmica das componentes do interface Web: HTML Dinâmico, Estilo Dinâmico e DOM (Document Object Model);
C2. Aplicar processos a partir de bibliotecas de javaScript;
D1. Aplicar processos de interação e de animação de gráficos, raster (Canvas) ou vetoriais (SVG);
D2. Aplicar processos de interação e de animação de componentes do interface Web;
D3. Implementar representações gráficas de dados complexos;
E1. Implementar interfaces Web a partir de Front-end Frameworks;
E2. Implementar processos através de bibliotecas e frameworks javaScript;
F1. Implementar projetos de aplicações Web, do lado do cliente, com funcionalidades gráficas, dinâmicas e interativas;
F2. Implementar projetos de aplicações Web, do lado do cliente, a partir de fontes diversificadas de dados e de recursos.

Programa
1. Codificação de interfaces em HTML5;
2. Codificação de estilos em CSS;
3. Programação de interação em JavaScript;
4. Estruturas de dados em javaScript;
5. Paradigmas de HTML Dinâmico e de Document Object Model;
6. Geração de gráficos;
7. Aplicação de bibliotecas;
8. Técnicas de animação;
9. Interatividade gráfica e cinemática;
10. Implementação de Interfaces Web interativos e dinâmicos.

Metodologia de avaliação
A avaliação incide sobre a apresentação e defesa de dois mini-projetos Web do lado do cliente:
a) Implementação de uma apresentação interativa de informação a partir de uma estrutura de dados em javaScript, dos respetivos recursos mediáticos e de um enunciado com os requisitos de apresentação - 50% da avaliação;
b) Implementação de uma aplicação web interativa com características gráficas ou de animação - 50% da avaliação.
O processo de avaliação é realizado em sessão presencial de apresentação dos mini-projetos e a aprovação na Unidade Curricular está sujeita à classificação mínima de 7/20 valores em qualquer dos mini-projetos.

Bibliografia
- Geary, D. (2012). Core HTML5 Canvas: Graphics, Animation, and Game Development. Boston: Prentice-Hall
- Haverbeke, M. (2018). Eloquent JavaScript - A Modern Introduction to Programming. San Francisco: No Starch Press
- International , E. (0). ECMAScript 2018 – Language Specification (9.th Edition, June 2018). Acedido em 27 de março de 2019 em https://www.ecma-international.org/publications/files/ECMA-ST/Ecma-262.pdf

Método de Ensino
1. Sessões laboratoriais para desenvolvimento e implementação de miniprojetos - 45 horas.
2. Atividades semanais autónimas, suportadas por plataforma de e-learning;

Software utilizado nas aulas
Editor Notepad++; Browser Google Chrome;

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 10 de maio de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado