Publicação em Diário da República: Despacho n.º16228/2009 - 15/07/2009
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 70,0 TP + 5,0 OT , Cód. 911913.
Docente(s)
- Pedro Daniel Frazão Correia (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não Aplicável
Objetivos
Conhecer os conceitos básicos dos sistemas de telecomunicações e transmissão de dados. As aéreas de conhecimento dividem-se nos tópicos: análise de sinais no domínio da frequência; conversão analógico-digital;transmissão digital; modulação e transmissão analógica; de meios físicos de transmissão.
Programa
1- Introdução às telecomunicações; 2- Representação de sinais: Caracterização de sinais no domínio do tempo e da frequência; Amplitude, fase e frequência de um sinal; Série de Fourier de sinais contínuos; Transformada de Fourier de sinais contínuos; Energia, potência, (teorema de Parseval, Rayleigh); Resposta em frequência de sistemas: filtros; 3- Amostragem e conversão analógico-digital: modulação PCM e DPCM; Teorema da Amostragem; Pulse-Code Modulation (PCM); Modulação PCM Diferencial; Modulação Delta. Multiplexagem no tempo: TDM; 4- Técnicas de modulação com portadora contínua: Modulação analógica (Modulação linear; Modulação exponencial); Transmissão digital com portadora contínua: ASK, FSK, MSK, PSK, QPSK; Multiplexagem na frequência: FDM; 6- Meios físicos de transmissão: Cobre: atenuação, largura de banda, ruído crosstalk, distorção linear e não linear; perdas por desadaptação; Fibra ótica: modos de propagação, dispersão modal; Ligações sem fios: Ruido; Perda em espaço livre; Mecanismos de propagação; Antenas: características;
Balanços de potência.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
Teste de frequência com um peso de 14 valores, com um mínimo de 5.6. Trabalhos de laboratório com um peso de 6 valores, com um mínimo de 3 valores. A classificação final da unidade curricular corresponde à soma da classificação dos testes com a componente laboratorial, depois de serem verificados os mínimos. A admissão a exame é condicionada à aprovação da componente laboratorial.
Época de exame:
Exame escrito com um peso de 14 valores, com um mínimo de 5.6 valores. Trabalhos de laboratório com um peso de 6 valores, com um mínimo de 3 valores, obtidos na época de avaliação contínua. A classificação final da unidade curricular corresponde à soma da classificação do exame escrito com a componente laboratorial, depois de serem verificados os mínimos.
Bibliografia
- Correia, P. e Pires, G. (2010). Apontamentos de Redes de Dados e de Fundamentos de Telecomunicações. Tomar: Autor
- Forouzan, B. (2007). Data Communications & Networking. .: McGraw-Hill
- Lathi, B. (1998). Modern Digital and Analog Communication Systems. .: Oxford University Press
- Lathi, B. (1998). Signal Processing and Linear Systems. .: Oxford University Press
Método de Ensino
Unidade curricular em regime de orientação tutorial.
Software utilizado nas aulas
Matlab/Simulink
LTSPICE
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de novembro de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)