Publicação em Diário da República: Despacho nº 10766/2011 - 30/08/2011
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 14,0 PL + 28,0 TP + 5,0 OT , Cód. 911212.
Docente(s)
            - Maria Manuela Morgado Fernandes Oliveira (1)(2)
- Carlos Filipe Perquilhas Baptista  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          A aquisição de conhecimentos em Estatística, Análise Complexa e Transformadas pretende dotar os alunos com ferramentas necessárias para a análise de diferentes problemas, nas várias vertentes da Engenharia Electrotécnica e de Computadores, bem como fomentar o desenvolvimento de capacidades de análise e de raciocínio que lhes permitam conceber e implementar soluções para esses problemas, facilitando a tomada de decisões.
Programa
          1. Revisões de Probabilidades 
1.1. Noções básicas de Probabilidades; 
1.2. Variáveis Aleatórias; 
1.3. Distribuições Teóricas Discretas e Contínuas: a distribuição Normal; 
1.4. Aproximação das distribuições Binomial e de Poisson à Normal; 
1.5. A distribuição Exponencial. 
 
2. Distribuições por Amostragem 
2.1. Inferência Estatística. Amostragem aleatória; 
2.2. Teorema do Limite Central; 
2.3. Desigualdade de Chebychev; 
2.4. Distribuições amostrais teóricas; 
2.5. Distribuição da média amostral numa população normal; 
2.6. Distribuição da variância amostral numa população normal; 
2.7. Distribuição da proporção amostral. 
 
3. Estimação Paramétrica 
3.1. Estimação pontual. Estimadores e Estimativas; 
3.2. Propriedades dos estimadores; 
3.3. Estimação de Máxima Verosimilhança; 
3.4. Estimação por intervalos; 
3.5. Intervalos de confiança para a média de uma população normal; 
3.6. Intervalo de confiança para o desvio padrão e variância de uma população normal; 
3.7. Intervalo de confiança para uma proporção; 
3.8. Escolha da dimensão da amostra. 
 
4. Testes de Hipóteses 
4.1. Conceitos Básicos; 
4.2. Testes de hipóteses para a média de uma população normal; 
4.3. Testes de hipóteses para a variância de uma população normal; 
4.4. Testes de hipóteses para uma proporção. 
 
5. Introdução à Regressão Linear Simples 
5.1. Modelos de regressão; 
5.2. Método dos mínimos quadrados em regressão linear simples; 
5.3. Análise de variância: Tabela ANOVA; 
5.4. Coeficientes de correlação e de determinação; 
5.5. Inferências no modelo de regressão linear simples. 
 
6. Números Complexos 
6.1. Forma algébrica, trigonométrica e polar; 
6.2. Potências e raízes; 
6.3. Geometria no plano complexo. 
 
7. Funções Analíticas 
7.1. Funções de variável complexa; 
7.2. Limites e continuidade; 
7.3. Analiticidade; 
7.4. Equações de Cauchy-Riemann; 
7.5. Funções harmónicas. 
 
8. Funções Elementares 
8.1. Funções exponenciais, trigonométricas e hiperbólicas; 
8.2. Função logarítmica; 
8.3. Potência de complexos e funções trigonométricas inversas; 
8.4. Aplicação a sistemas oscilatórios. 
9. Integração Complexa 
9.1. Contornos; 
9.2. Integrais de contorno; 
9.3. Teorema integral de Cauchy; 
9.4. Integração de funções analíticas. 
 
10. Desenvolvimento em Série de Funções Analíticas 
10.1. Série de Taylor; 
10.2. Série de potências; 
10.3. Série de Laurent; 
10.4. Zeros e singularidades. 
 
11. Teoria do Resíduo 
11.1. Teorema do Resíduo; 
11.2. Aplicação ao cálculo de integrais trigonométricos e impróprios. 
 
12. Equações Diferenciais e Transformadas 
12.1. Tipos fundamentais de Equações Diferenciais; 
12.2. Séries de Fourier; 
12.3. Transformadas de Fourier: definição, propriedades e seu uso na resolução de alguns tipos de equações diferenciais; 
12.4. Transformadas de Laplace: definição, propriedades e seu uso na resolução de alguns tipos de equações diferenciais.
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua: realização de duas provas escritas durante o semestre, classificadas de 0 a 10 valores, com a restrição de classificação mínima de 3 valores em ambas. Os conteúdos programáticos são divididos equitativamente pelas provas a realizar. O aluno é dispensado de exame, ou seja, é aprovado por avaliação contínua se a soma obtida das classificações das provas escritas, arredondada às unidades, for igual ou superior a 10 valores. 
 
Avaliação por exame (época normal): prova escrita com toda a matéria lecionada na unidade curricular (classificada de 0 a 20 valores). O aluno é aprovado à unidade curricular se a classificação final, arredondada às unidades, for igual ou superior a 10 valores. 
 
Restantes épocas: prova escrita com toda a matéria lecionada (classificada de 0 a 20 valores). O aluno é aprovado à unidade curricular se a classificação desta prova, arredondada às unidades, for igual ou superior a 10 valores. 
Bibliografia
          - Morriss, S. (2000). Programmable Logic Controllers. (Vol. 1). US:  Prentice-Hall
- Novais, J. (2008). Programação de Autómatos, Método GRAFCET. (Vol. 1). Portugal:  Fundação Calouste
- Siemens, S. (2003). Simatic, S7-200 Programmable Controller.. (Vol. 1). Alemanha:  Siemens
(1993). Fundamentals of Complex Analysis for Mathematics, Science and Enginnering. New Jersey:  Prentice-Hill
(1993). Fundamentals of Complex Analysis for Mathematics, Science and Enginnering. New Jersey:  Prentice-Hill
(1998). Variável Complexa. Lisboa:  McGraw-Hill
(1998). Variável Complexa. Lisboa:  McGraw-Hill
(2004). Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística. :  Porto Editora
(2004). Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística. :  Porto Editora
(2007). Estatística. :  McGraw-Hill
(2007). Estatística. :  McGraw-Hill
Método de Ensino
          Aulas teóricas e teórico-práticas, em que se expõem e exemplificam as matérias respeitantes a cada um dos conteúdos programáticos. Aulas práticas laboratoriais, em que se utilizam softwares específicos, e aulas de orientação tutorial.
Software utilizado nas aulas
          Folha de Cálculo EXCEL 
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 11 de novembro de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)


















