Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT , Cód. 964411.
Docente(s)
- Vitor Dinis Carita de Jesus (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
1 Dominar a sintaxe visual básica
2 Adquirir uma literacia visual gráfica abrangente
3 Escolher, hierarquizar e manipular elementos tipográficos de um projecto gráfico
4 Saber desenhar Logotipos
5 Saber conjugar imagem e texto
6 Desenvolver projectos de identidade institucional
Programa
1 Introdução ao design gráfico: sintaxe e literacia visual
1.1. Legibilidade e leiturabilidade
1.2. Letra, palavra, frase, texto
1.3. Entrelinhamento, tracking e Kerning
2 Tipografia
2.1. Anatomia da letra
2.2. Fontes e as suas famílias
3 Composição gráfica
3.1. Princípios de Design na composição gráfica
3.1.1.Proximidade
3.1.2.Contraste
3.1.3.Repetição
3.1.4.Alinhamento
3.2. Grelha/Grid do Layout
3.2.1. Texto e imagem
4 Elementos compositivos no design
4.1. Forma
4.2. Linha
4.3. Contorno e preenchimento
4.4. Forma e fundo,
4.5. Textura
4.6. Cor
5 Identidade visual
5.1. Logotipo
5.2. Identidade corporativa
5.3. Caderno de Normas Gráficas
Metodologia de avaliação
Serão realizados ao longo do semestre dez exercícios: os primeiros seis têm peso de um (cada um) na nota final; os exercícios sete e oito têm peso de três (cada um) na nota final; e os exercícios nove e dez têm peso de quatro (cada um) na nota final.
As datas das avaliações estão devidamente explicitadas em cada um dos dez enunciados entregues na aula e os exercícios só podem ser entregues dentro dessas datas, a menos que exista uma justificação que constitua impedimento do mesmo.
Só serão admitidos a exame ou recurso alunos que tenham desenvolvido, pelo menos oito, dos 10
exercícios estipulados para a unidade curricular. Em exame serão entregues os exercícios em falta e/ou as melhorias propostas pelo docente relativamente aos realizados.
Bibliografia
- Costa, J. (2009). Imagen Corporativa en el siglo XXI. Buenos Aires: La Crujia ediciones
- Forssman, F. e Willberg, H. (2003). Primeros Auxilios en Tipografia. Barcelona: Editorial Gustavo Gili
- Hyndman, S. (2015). Why Fonts Matter. London: Virgin Books
- Lupton, E. (2014). Diseno Gráfico - Nuevos Fundamentos. Barcelona: Editorial Gustavo Gili
- Lupton, E. (2020). Pensar com Tipos. Barcelona: Editorial Gustavo Gill
- Sanchez, F. e Ontiveros, D. e Larreas, J. (2013). La Comunicacion de las Marcas - Branding. Buenos Aires: Editorial Comunicacion Latinoamericana
- Wilde, R. (2000). Visual Literacy: A Conceptual Approach to Graphic Problem Solving. USA: Watson-Guptill Publications Inc
- Wong, W. e Wong, B. (2004). Diseño Grafico Digital. Barcelona: Editorial Gustavo Gili
Método de Ensino
1 Aulas teórico práticas presenciais expositivas como suporte à realização dos exercícios práticos
2 Realização prática de exercícios de curta duração com acompanhamento do docente
3 Análise dos resultados finais
Software utilizado nas aulas
Adobe PhotoShop; Adobe Illustrator e InDesign
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de junho de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)