Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 3,0 O , Cód. 964449.
Docente(s)
- Luís Miguel Alves de Oliveira (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Dotar os alunos de competências para integrar organizações que pretendam implementar sistemas de gestão para a qualidade, certificação ISO ou desenvolvam Métodos para a Qualidade Total.
Programa
A avaliação da qualidade como elemento presente na atividade humana. O século XX, a recuperação económica após 1945 e a importância estratégica da qualidade dos produtos e serviços. Os "gurus" da Qualidade e metodologias propostas.
As sete ferramentas clássicas para a qualidade e as sete novas ferramentas.
A qualidade em Portugal do ponto de vista legislativo. criação do SPQ. Fundos comunitários e desenvolvimento dos processos de certificação. Acreditação e Certificação. Auditorias. Normalização: ISO 9000 e
transição para a versão 2015. O papel do IPQ. Custos e proveitos de aplicação de modelos de qualidade. o método seis sigma e a qualidade total. Sistemas de Gestão Integrada.
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
Participação nas aulas - 15%
Elaboração de trabalho de grupo escrito -25 %
Teste escrito - 60%
Dispensa de exame: nota ponderada >= a 10 valores
Serão excluídos do processo de avaliação os alunos que não estiverem presentes em pelo menos 50% das aulas.
Avaliação por Exame:
Participação nas aulas - 15%
Elaboração de trabalho de grupo escrito -15 %
Teste escrito - 70%
Serão aprovados os alunos com nota ponderada >= a 10 Valores
Bibliografia
- Capricho, L. e Lopes, A. (2007). Gestão da Qualidade. Lisboa: RH Ed,
- Dafeo, J. (2016). Juran's Quality Handbook. (Vol. 1). Ohaio: McGraw-Hill Education
- Machado, A. (2020). Apontamentos Gestão da Qualidade. IPT: IPT
- Monteiro, , I. (2009). Apontamentos Gestão da Qualidade. (Vol. 1). IPT: IPT
- Ramos Pires, A. (2004). Qualidade-Sistemas de Gestão da Qualidade. Lisboa: Sílabo
Método de Ensino
Aulas de cariz mais prático com promoção do debate sobre as mais adequadas interpretações de metodologias propostas para a garantia e gestão da qualidade. Discussão e análise de casos resultantes da experiência profissional do docente.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 09 de junho de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)