Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016
4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 PL + 2,0 OT , Cód. 938031.
Docente(s)
- Eduardo Jorge Marques de Oliveira Ferraz (2)
- Ricardo Pereira Triães (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
1. Identificar e controlar os fatores de risco e os principais agentes de degradação.
2. Desenvolver competências para implementar metodologias e estratégias de mitigação.
3. Executar um plano de conservação preventiva.
4. Adquirir competências sobre sustentabilidade na conservação.
Programa
1.Introdução à Conservação Preventiva.
1.1. Conceitos, retrospectiva histórica e campos de ação
1.2. Avaliação de riscos. Agentes de deterioração
2. Monitorização e controlo ambiental
2.1. Temperatura e humidade relativa
2.1.1. Introdução aos parâmetros termo-higrométricos. O diagrama psicrométrico.
2.1.2. Evolução dos parâmetros termo-higrométricos em museus
2.1.3. Especificações sobre valores de temperatura e humidade relativa
2.1.4. Monitorização e controlo: recursos e metodologias. Métodos ativos e passivos.
2.2. Luz e iluminação
2.2.1. Tipos de fontes de luz
2.2.2. Temperatura de cor e índice de reprodução de cor
2.2.3. Iluminância versus luminância
2.2.4. Deterioração por ação da luz
2.2.5. Especificações de normas de iluminação: valores de referência, visibilidade versus conservação
2.2.6. Monitorização e controlo: instrumentos, estratégias e procedimentos
2.3. Contaminação atmosférica
2.3.1. Formas como os contaminantes atingem os objetos
2.3.2. Principais tipos de contaminantes: fontes e efeitos nos materiais
2.3.3. Monitorização e controlo: normas e procedimentos
3. Controlo integrado de pragas
3.1. Principais tipos de pragas
3.2. Prevenção, deteção e monitorização
3.3. Métodos de controlo de pragas
4. Controlo ambiental
4.1. Em contexto de reservas
4.1.1 Planeamento e gestão de acervos: critérios de qualidade
4.1.2. Mobiliário, organização e limpeza
4.1.3. Acondicionamento e manuseamento
4.2. Em contexto de circulação de bens culturais
4.2.1. Cedência de bens culturais: normas e documentação. Os facilities report e os conditions report.
4.2.2. Embalagem e transporte
4.3. Em contexto de exposição
4.3.1. Mobiliário, materiais e exposição
4.3.2. Montagem e monitorização
4.3.3. O público enquanto fator de risco
5. Segurança e planos de emergência
5.1. Sistemas de deteção e prevenção
5.2. Modelos de planos de emergência
6. Plano de Conservação Preventiva
6.1. Instruções para a sua elaboração
6.2. Análise e avaliação crítica de Planos de Conservação Preventiva
7. Sustentabilidade na Conservação
7.1. Os objetivos de desenvolvimento sustentável e o papel das organizações na área da conservação
7.2. O impacto da conservação no ambiente
7.3. Investigação e inovação no IPT e a implementação dos ODS na conservação
Metodologia de avaliação
A avaliação é realizada com recurso a trabalho escrito (70%), elaborado em grupo (máximo três estudantes), e apresentação oral do mesmo (30%).
Os critérios de avaliação são os mesmos para as épocas de frequência e exame.
O trabalho escrito tem limite de 20 páginas A4 e a apresentação oral limite de 15 minutos.
Bibliografia
- Aslhey-Smith, J. (1999). Risk Assessment for Object Conservation. London: Butterworth
- Camacho, C. (2007). Plano de Conservação Preventiva: Bases orientadoras, normas e procedimentos. Lisboa: Instituto dos Museus e da Conservação
- Casanovas, L. (2008). Conservação Preventiva e Prevenção de Obras de Arte: condições ambiente e espaços museológicos em Portugal. Lisboa: Inapa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
- Fornies Matias, Z. (2011). La climatización de depósitos de archivos, bibliotecas y museos como método de conservación. Gijón: Ediciones Trea
Método de Ensino
1.Aulas teóricas expositivas, com recursos audiovisuais e leituras críticas de textos.
2.Aulas práticas-laboratoriais, com estratégias de aprendizagem ativa através de exercícios com base em problemas.
3.Acompanhamento da execução dos trabalhos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de fevereiro de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)