Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 3,0 OT , Cód. 81779.
Docente(s)
- João Pedro Freire Fonseca da Luz (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
A. Deter uma visão histórica da relação entre Cinema e Etnografia;
B. Compreender os conceitos fundamentais do Cinema Etnográfico;
C. Conhecer obras cinematográficas no género etnográfico;
D. Produzir um filme segundo uma abordagem etnográfica.
Programa
1. Etnografia e Cinema: entre ciência e arte
1.1. Afastamento e aproximação entre Etnografia e Cinema
1.2. Cientificidade etnográfica e artisticidade cinematográfica
2. Filme Etnográfico como género do documentário
2.1. Debate em torno da noção de "géneros do documentário"
2.2. O filme etnográfico na sua especificidade
3. Política, estética e ética do Cinema Etnográfico
3.1. Modos de Ver, por John Berger
3.2. Modos do Documentário, por Bill Nichols
4. Métodos de pesquisa e de representação do observável
4.1. Observação participante em etnografia
4.2. Tratamento fílmico da informação recolhida
5. Filmografias fundamentais em Cinema Etnográfico
5.1. Do "travelog" a Flaherty
5.2. Consolidação do género etnográfico
6. Atributos do filme etnográfico
6.1. A grelha de análise, segundo Karl Heider
6.2. A grelha de atributos como ferramenta metodológica
7. Potencial fílmico de um tema de cariz etnográfico
7.1. Etnografia vs Cinema: sobreposições metodológicas
7.2. Tradição e atualidade na ciência etnográfica
8. Fases de produção e trabalho de campo
8.1. Pesquisa e pré-produção
8.2. Rodagem, montagem e circuitos de exibição
Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência / Exame / Recurso
. Produção de exercício fílmico (mínimo 16 minutos) - 50%
. Análise teórica do exercício fílmico (mínimo 1100 palavras) - 20%
. Ensaio audiovisual (mínimo 6 minutos) - 30%
A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT. Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em Frequência obtenham nota igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
- Lévi-Strauss, C. (2014). Mito e Significado. Lisboa: Edições 70
- Berger, J. (2018). Modos de Ver. Lisboa: Antígona
- Grimshaw, A. (2008). The Ethnographer's Eye. Cambridge: Cambridge University Press
- Heider, K. (2006). Ethnographic Film. Austin: University of Texas Press
- Nichols, B. e , . (1994). Blurred bounderies: questions of meaning in contemporary culture. Bloomington: Indiana University Press
Método de Ensino
1. Exposição oral dos conteúdos (modo síncrono)
2. Leitura de textos de apoio (modo assíncrono)
3. Visionamento e análise de filmes (modo síncrono e assíncrono)
4. Exercícios práticos (modo síncrono e assíncrono)
Software utilizado nas aulas
Microsoft Teams
Microsoft Office
Software Edição Vídeo
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 165 - 23 de março de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)