Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 PL + 3,0 OT , Cód. 817723.
Docente(s)
- João Pedro Freire Fonseca da Luz (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
A. Adquirir competências de realização e produção cinematográficas;
Aa. Concretizar o disposto no dossiê de projeto numa abordagem de problema-solução;
B. Melhorar o desempenho técnico de acordo com as competências individuais;
Bb. Consolidar competências técnicas, artísticas e comunicacionais;
C. Articular as fases de pré-produção, produção e pós-produção;
Cc. Executar as tarefas subjacentes ao fluxo de trabalho de acordo com o propósito estético e ético do projeto.
Programa
1. Pré-produção
1.1. Constituição de equipas e atribuição de funções
1.2. Análise dos requisitos de produção
1.3. Elaboração do mapa de rodagem
1.4. Teste de equipamento e gestão logística
2. Produção
2.1. Rodagem
2.2. Verificação do material em bruto (som e imagem)
3. Pós-produção
3.1. Organização dos planos de rodagem
3.2. Edição e corte dos planos de montagem
3.3. Design, mistura e montagem de som
3.4. Tratamento de cor
4. Projeção teste
4.1. Análise qualitativa
4.2. Aspetos a refinar
5. Refinamento
5.1. Montagem
5.2. Design e mistura de som
5.3. Tratamento de cor
5.4. Legendagem
5.5. Codificação e exportação de versão final
6. Visionamento final
6.1. Análise e discussão crítica do filme
6.2. Análise do desempenho individual e coletivo
7. Promoção e distribuição
7.1. Definição da estratégia de distribuição
7.2. Produção dos materiais promocionais
7.3. Produção do pacote de distribuição
Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência / Exame / Recurso
Relatório individual de produção - 20%
Desempenho técnico e artístico - 30%
Resultados de produção - 50%
A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT. Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em Frequência obtenham nota igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
- Guzmán, P. (2017). Filmar o que não se vê: um modo de fazer documentários. São Paulo: Edições SESC
- Nichols, B. (1991). Representing Reality. Indiana: Indiana University Press
- Rabigger, M. (2009). Directing the Documentary. Burlington: Focal Press
Método de Ensino
1. Aulas práticas e laboratoriais
2. Acompanhamento individualizado
3. Trabalho de campo
4. Visionamento e análise de filmes
Software utilizado nas aulas
Microsoft Teams
Software Edição Vídeo
Quicktime Player
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 165 (23 de março de 2022)
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)