IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2021/22

Cinema Documental

Direção de Fotografia

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018

6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 817722.

Docente(s)
- João Pedro Freire Fonseca da Luz (1)
- Miguel Dinis de Oliveira (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
a. Conhecer as diferentes funções numa equipa de produção cinematográfica
ab. Fases de produção de um filme e as funções do DF
b. Compreender o fluxo de trabalho numa equipa de imagem
bb. A importância do trabalho de equipa na industria
c. Consolidar os conceitos de luz, cor e composição
cb. função e relação entre diferentes conceitos
e. Desenvolver um discurso imagético a partir da análise de obras
eb. Ganhar autonomia e desenvolver um estilo imagético próprio

Programa
1. Equipa de produção
1.1. Procedimentos e fluxo de trabalho
2. Problemas técnicos
2.1. Antecipação e solução
3. Cor e imagem
3.1. Princípios e controlo
4. Exposição
4.1. Princípios e procedimentos
5. Enquadramento
5.1. Objetivas e composição

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência

Apresentação de exercícios
Exercício#1 “Projeto fílmico” (25%)
Exercício#2 “Cena adaptada #1” (25%)
Exercício#3 “Cena adaptada #2” (25%)
Exercício#4 “Cena adaptada #3” (25%)

Avaliação por exame
Entrega de exercícios #1 a #4 (80%)
Prova escrita (20%)

A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT. Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em Frequência obtenham nota igual ou superior a 10 valores

Bibliografia
- Blain, B. (2012). Cinematography - Theory and Practice. United Kingdom: Elsevier Inc
- MALKIEWICZ, K. (1986). Film Lighting. Nova Iorque: Prentice-Hall
- SCHAEFER, D. e SALVATO, L. (2013). Masters of Light. California: University of California Press
- STORARO, V. (2004). Storaro: Writing With Light Trilogy. California: Aperture

Método de Ensino
1. Exposição dos conteúdos (modo síncrono)
2. Leitura do manual de apoio (modo assíncrono)
3. Visionamento e análise de filmes e/ou excertos de filmes (modo síncrono e assíncrono)
4. Exercícios práticos (modo síncrono e assíncrono)

Software utilizado nas aulas

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 24 de maio de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado