Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
4 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 3,0 OT , Cód. 817720.
Docente(s)
            - Nuno Miguel de Sousa Vieira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          N/A
Objetivos
          a) Compreender o papel da prática artística na contemporaneidade. Articulando o sujeito que produz com a alteridade de experiência;  
b) Cruzar a informação sobre a prática relativos aos diferentes meios de expressão artística; contruindo para uma visão relacional e de contágio recíproco entre uma pluralidade de meios e linguagens de expressão;  
c) Identificar as contingências da prática da imagem e movimento na relação com as outras disciplinas artísticas. Considerando que, qualquer acontecimento é sempre refém do seu contexto, as relações entre a produção artística e as particularidade e especificidade contextuais de determinada a sua produção e materialização são sempre constitutivas e construtivas da própria obra.
Programa
          1. Campos operativos e definição de conceitos tendo como ponto de partida o lado da produção. Desenvolvimento de uma consciência critica e operativa sobre as implicações do ato produtivo no momento da visibilidade e vice-versa  Do site-specific ao contexto; 
2. Pós-Modernismo, contributo para construção de uma praxis artística num território de hibridismo. Metodologias e estratégias  A justaposição e a alternância como ferramentas; 
3. Arte contemporânea em geral e da imagem em movimento em particular e as suas múltiplas direções e contingências conceptuais. A abstração como metodologia de compreensão do mundo. O hibridismo e a justaposição de médiuns, de ferramentas e de disciplinas artísticas.
Metodologia de avaliação
          1. A avaliação é contínua (30%); 
2. Desenvolvimento, a presentação, defesa e discussão dos trabalhos teórico (70%);
3. Serão excluídos da avaliação final os alunos que ao longo do semestre não tenham frequentado pelo menos 2/3 das aulas; 
4. Em contexto de exame serão solicitados os mesmos trabalhos práticos que no contexto de avaliação continua (80%) e um exercício suplementar proposto para a situação de exame (20%);
5. Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em Frequência obtenham nota igual ou superior a 10 valores;
6. A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT; 
Bibliografia
          -  ARDENNE, P. (2006). Un arte contextual  Creación artística em médio urbano, em situación, de intervención, de participación. (Vol. 1). Murcia:  Cendeac
- BOURRIAUD, N. (2004). Pós-produção  Como a arte Contemporânea  O mundo contemporâneo. (Vol. 1). São Paulo:  martins Fontes 
- DIDI-HUBERMAN, >. (2013). O que vemos o que nos olha. (Vol. 1). São Paulo:  Editora 34, Coleção TRANS 
- VIRILIO, V. (2000). A velocidade de libertação. (Vol. 1). Lisboa:  Relógio DÁgua
Método de Ensino
          1. Aulas teóricas de exposição oral, debates, exemplos práticos, análise de textos, apresentações individuais e de grupo;
2. Aulas à distância, modo síncrono.
Software utilizado nas aulas
          N/A
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 165 - 23 de março de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















