Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
4 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 3,0 OT , Cód. 817719.
Docente(s)
- Jorge Humberto dos Santos Seabra (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
1. Problematizar o conceito de documentário e as suas manifestações no cinema contemporâneo.
2. Conhecer períodos e nomes relevantes da história do cinema documental em Portugal.
3. Aquisição de capacidades de análise sobre as tipologias de documentário.
Programa
I. Concetualização sobre cinema documental
1. Ética e epistemologia no documentário
2. Antecedentes do documentário
3. Robert Flaherty e a criação do género
4. A emergência da finalidade social
5. O documentário entre a reprodução e a representação do real
II. Tipologias do género documental
1. Documentário clássico
2. Documentário direto observacional
3. Documentário direto interativo
4. Documentário reflexivo
5. Documentário performativo
III. Evolução do cinema documental em Portugal
1. Dos primeiros documentários às atualidades cinematográficas do Estado Novo
2. A afirmação estética do género
2.1 Manoel de Oliveira
2.2 Fernando Lopes
2.3 António Reis
2.4 Jorge Pelicano
Metodologia de avaliação
1. Avaliação por frequência:
1.1 Intervenção regular sobre as temáticas-filmes em discussão nas aulas (20%)
1.2 Submissão de recensão crítica sobre referência bibliográfica (30%)
1.3 Frequência no final do semestre sobre os conteúdos programáticos (50%)
2. Avaliação por exame:
2.1 Época Normal: prova escrita sobre os conteúdos programáticos da disciplina (100%)
2.2 Época de Recurso: prova escrita sobre os conteúdos programáticos da disciplina (100%)
A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das
Escolas do IPT. Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em Frequência obtenham
nota igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
- Da-rin, S. (2006). O Espelho Partido. São Paulo: Papirus
- Nichols, B. (2010). Introduction to Documentary. Bloomington: Indiana University Press
Método de Ensino
a) Aulas à distância em interação síncrona
b) Fórum de discussão online
c) As sessões decorrem um função de cronograma temático pré-estabelecido
d) Debates temáticos sobre autores e géneros
e) Disponibilização de pdfs com os keynotes utilizados
Software utilizado nas aulas
Microsoft Teams
Microsoft Zoom
Microsoft Keynote
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 165 - 23 de março de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)