Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 817716.
Docente(s)
- Helder Filipe Marques Pereira Gonçalves (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Conhecimentos sobre som, propagação e recepção.
Prática com captura de som e organização de ficheiros de som no computador.
Objetivos
a) Analisar projetos sonoros recorrendo a exemplos práticos da literatura científica;
b) Planificar projetos de Design de Som para cinema;
c) Implementar projetos de Design de Som para cinema;
d) Identificar outras áreas de utilização do Design de Som.
Programa
1. Teorias e conceitos do design de som
1.1 Espacialização sonora
1.2 Sons inusitados
1.3 Supervisão e controlo final na mistura
1.4 Som e diegese
2. Escuta crítica
2.1 Som como signo
2.2 Escutas reduzida, causal, semântica, referencial
2.3 Música com índice
2.4 Oitavas e intervalos da série dos harmónicos
3. Aplicações do design de som (para além do Cinema Documental)
3.1 Som em instalações
3.2 Som em cinema experimental
3.3 Música acusmática
3.4 Plasticidade sonora
4. Tecnologias do design de som
4.1 Estéreo, surround, atmos
4.2 Monitores
4.3 Equalizadores, Reverberadores e Compressores
4.4 DAW, automatismos e BUS
4.5 Tratamento do áudio
5. Técnicas e práticas do design de som
5.1 Posicionamento de microfones
5.2 Musique concrète
5.3 Criação de sons pela manipulação
5.4 Criação de sons por síntese e/ou mescla
5.5 Supervisão sonora
6. A prática profissional do design de som
6.1 Captação para sonoteca
6.2 Foley
6.3 ADR
6.4 Montagem e mistura de som
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua
20% - Assiduidade e participação
20% - A1. Ensaio: análise crítica da banda sonora de um filme
15% - A2. Realização de tarefas práticas de referência no trabalho de design de som
20% - A3. Trabalho prático: criação da banda sonora para um anúncio
25% - A4. Trabalho prático: criação da banda sonora para um excerto narrativo (pares)
Exame
20% - A1. Ensaio: análise crítica da banda sonora de um excerto
20% - A2. Exercícios práticos com estratégias de referência
60% - A3. Trabalho prático: criação da banda sonora para um filme
A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT. Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em Frequência obtenham nota igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
- Chion, M. (2011). A Audiovisão Som e Imagem no Cinema. Lisboa: Edições texto&grafia
- Holman, T. (2010). Sound for Film and Television.. England: Focal Press
- Marques , M. (2014). Sistemas e Técnicas de Produção Áudio. Lisboa: Lidel/FCA
- Sonnenschein,, D. (2002). Sound Design the Expessive Power of Music, Voice, and Sound Effects in Cinema. New York: Michael Wiese Productions Studio
Método de Ensino
A. Aulas teórico-práticas, expositivas e demonstrativas, visando uma aprendizagem com larga autonomia
B. Exercícios individuais e em grupo de produção e criação sonoras para filmes
C. Visionamento e escuta de segmentos de filmes
Software utilizado nas aulas
Audacity
Reaper / Pro Tools (DAW)
Microsoft Teams
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 09 de fevereiro de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)