Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6191/2020 - 09/06/2020
8 ECTS; 1º Ano, Anual, 108,0 TP , Cód. 602416.
Docente(s)
- Ana Carla Vicente Vieira (2)
- Fernando Sérgio Hortas Rodrigues (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Modelar bases de dados, recorrendo ao Modelo Relacional, proposto por E. F. Codd e Modelo Entidade-Relacionamento (DER) e Entidade-Relacionamento Estendido (DERE) proposto por P. Chen.
Evoluir para o modelo lógico, efetuando a sua conversão para o paradigma relacional e normalizar até à forma normal de Boyce-Codd.
Aprender e utilizar a linguagem da linguagem SQL (MS SQL Server) e outros conceitos avançados de base de dados, para manipulação e interrogação de uma base de dados relacional.
Programa
1. Introdução às Bases de Dados
1.1. Importância e influência das Bases de Dados nas sociedades atuais.
1.2. Sistemas de Gestão de Bases de Dados SGBD (DBMS): Conceito, Objetivo/Função.
1.3. Abstração dos dados (conceptual, físico).
1.4. Modelos de dados (lógicos e físicos) modelo E-R.
1.5. Instâncias e esquemas.
1.6. Independência de dados.
1.7. Linguagem de definição de dados (DDL) e linguagem de manipulação de dados (DML).
1.8. SQL (Stuctured Query Language).
1.9. Gestor de Base de Dados vs. Administrador de Base de Dados.
1.10. Estrutura geral do sistema.
2. Modelo de dados relacional.
2.1. Conceitos básicos: entidades definidas por abstração.
2.2. Relações, entidades, atributos, domínios e tuplos.
2.3. Chaves candidatas, chaves primárias e chaves externas (estrangeira ou forasteira).
2.4. Restrições de integridade (entidade, referencial e de domínio).
2.5. Esquema relacional.
3. Conceção de Bases de Dados. Dependências funcionais e normalização.
3.1. Redundância e duplicação de informação.
3.2. Dependências Funcionais.
3.3. Normalização.
3.3. 1.1FN.
3.3.2. Anomalias.
3.3.3. 2FN.
3.3.4. 3FN.
3.3.5. Forma normal de Boyce-Codd (BCNF).
4. Conceção de Bases de Dados. Modelo de Entidade-Relacionamento (ER) e ER Estendido (EER).
4.1. Modelo ER .
4.1.1. Entidades.
4.1.2. Entidades fracas.
4.1.3. Atributos.
4.2. Relacionamentos binários.
4.2.1. Participação.
4.2.2. Grau.
4.3. Chaves.
4.4. Modelo conceptual: Notação de Chen, Crows Foot e outras.
4.5. Diagrama de ER.
4.6. Conversão ER para modelo relacional.
4.6.1. Regras para relacionamentos binários.
4.6.2. Relacionamentos de ordem superior a 2.
4.6.3. Relacionamentos múltiplos.
4.6.4. Relacionamentos recursivos.
4.7. Dicionário de dados
4.8. Modelo EER
4.8.1. Atributos multi-valor.
4.8.2. Subclasses.
4.8.3. Superclasses.
4.8.4. Especialização.
4.8.5. Generalização.
4.8.6. Categorias.
4.9. Diagrama de EER.
4.10. Conversão EER para modelo relacional.
4.10.1. Opções e regras.
5. Álgebra Relacional
5.1. O que é a álgebra relacional
5.2. Seleção/Restrição
5.3. Projeção
5.4. Renomeação
5.5. União
5.6. Diferença
5.7. Produto
5.8. Interseção
5.9. Junções
5.9.1. Junção Natural (interna)
5.9.2. Junção Teta
5.9.3. Equijunção
5.9.4. Junção externa à esquerda
5.9.5. Junção externa à direita
5.9.6. Junção externa completa
5.9.7. Semijunção
5.10. Divisão
5.11. Ordenação
5.12. Agrupar e Agregar
6. A linguagem SQL: Structured Query Language
6.1. Instruções DDL - Data Definition Language
6.1.1. CREATE
6.1.2. ALTER
6.1.3. DROP
6.2. Imposição de restrições de Integridade e de domínio.
6.2.1. PRIMARY KEY
6.2.2. NULL/NOT NULL
6.2.3. UNIQUE
6.2.4. CHECK
6.2.5. FOREIGN KEY
REFERENCES
6.2.6. Cláusulas ON DELETE e ON UPDATE.
6.3. Instruções DML - Data Manipulation Language
6.3.1. INSERT
6.3.2. UPDATE
6.3.3. DELETE
6.3.4. SELECT
6.4. Funções Intrínsecas (Built-in)
6.4.1. COUNT
6.4.2. MAX
6.4.3. MIN
6.4.4. AVG
6.4.5. SUM
6.5. Ordenamento e Agrupamento de Registos
6.5.1. ORDER BY
6.5.2. GROUP BY
6.5.3. HAVING
6.6. Joins
6.6.1. Full Outer Join
6.6.2. Inner Join
6.6.3. Left Join
6.6.4. Right Join
7. Aspetos avançados das Base de Dados (MS SQL SERVER)
7.1. Tabelas Temporárias
7.2. Variáveis de Tabelas
7.3. Views
7.4. Stored Procedures
7.5. Triggers
7.6. Cursors
7.7. Transações
Metodologia de avaliação
Avaliação em Época de Frequência:
- Exercícios Práticos (40%)
- Dois trabalhos finais (60%)
Avaliação nas restantes épocas de exame:
- Exame escrito (40%);.
- Nota dos Trabalho Finais de Ép. de Frequência (60%).
Observação 1: Nota mínima dos Testes, Exames escritos e Exercícios Práticos: 7 valores; Nota mínima dos Trabalhos Práticos: 10 valores.
Observação 2: Os alunos podem ser dispensados de qualquer das componentes de avaliação, se tiverem obtido nota mínima, nessa componente, em qualquer época de avaliação anterior.
Observação 3: Os alunos podem ser convocados para discussão dos trabalhos, caso o docente assim o entenda. A falta à discussão resulta na atribuição de zero valores nessa componente.
Bibliografia
- Batista, C. e Pereira, C. (2012). Material de apoio às aulas. Tomar: -
- Gouveia, F. (2021). Bases de Dados - Fundamentos e Aplicações, 2ª Ed.. Portugal: FCA - Editora de Informática
- Microsoft, . (0). Transact-SQL. Acedido em 1 de janeiro de 2021 em https://docs.microsoft.com/en-us/sql/t-sql/language-reference?view=sql-server-ver15
- Ramakrishnan, . e Gehrke, J. (2002). Database Management Systems, 3rd Ed.. USA: McGraw-Hill
- Rodrigues, S. (2021). Material de apoio às aulas. Tomar: -
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas em que é apresentada a teoria das várias matérias com exemplos de aplicação e propostos exercícios para resolução em aula e extra-aula.
Software utilizado nas aulas
- Visual Paradigm.
- MS SQL Server.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 09 de junho de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)