Publicação em Diário da República: Aviso nº 909/2016 - 27/01/2016
2 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP , Cód. 602422.
Docente(s)
- Sílvio Manuel Valente da Silva (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
O objectivo da disciplina é promover a aprendizagem através da experiência prática, ajudando à criação de um potencial negócio cujo projecto deverá ter início na ideia de negócio, passando pela elaboração de um Plano de Negócios e a avaliação das condições de implementação da actividade.
Programa
1. Conceitos de empreendedorismo
1.1. A visão histórica de empreendedorismo
1.2. A importância do empreendedorismo no desenvolvimento económico e social
2. Processo Empreendedor
2.1. Atitudes e competências empreendedoras
2.2. Gestão de ideias e identificação de oportunidades
2.3. Desafios e constrangimentos dos pequenos negócios
2.4. Caracterização do espírito empreendedor em Portugal
2.5. Empresa familiar
2.6. Inovação e tecnologia e oportunidades de negócio
3. Metodologias para a escolha do projeto
3.1. Análise do potencial do promotor e da ideia
3.2. Condicionantes externas
3.3. As formas de iniciar a atividade
3.4. Competências internas necessárias
3.5. Pesquisa de mercados
3.6. Critérios de análise de oportunidades de negócios
4. Elaboração de um plano de negócios
4.1. A importância do plano de negócios
4.2. Escolha da forma jurídica e atividade
4.3. Estratégia de marketing
4.4. A formalização do plano de negócios
5. Financiamento do projeto
5.1. Planeamento financeiro e fontes de financiamento
5.2. Instituições publicas; análise da legislação em vigor
5.3. Instituições financeiras
6. Como criar a sua empresa
6.1. Instituições e documentação necessárias à constituição da empresa
6.2. A equipa empresarial
6.3. O pacto social
6.4. O início de atividade
7. Sucesso/insucesso empresarial
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua- A disciplina é lecionada recorrendo a aulas teórico-práticas. Será apresentada e discutida a matéria, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica, bem como serão discutidos os projetos dos alunos. A avaliação é efetuada por meio de um trabalho final (individual ou grupo), efetuada no período de avaliação continua (100%). Os alunos com classificação inferior a 10 valores na avaliação contínua são admitidos a exame, no período indicado no calendário escolar. Avaliação de exame feita por meio de um trabalho final (100%). Os alunos com classificação inferior a 10 valores reprovam.
Bibliografia
- De Bono, E. (2012). Creatividad - 62 ejercicios para desarrollar la mente. (Vol. 1). Espana: Paidos
- Marina, E. e J, M. (2013). El Aprendizage de La Creatividad . (Vol. 1). Espana: Ariel
- Pigueur, Y. e Osterwalder, A. (2011). Criar Modelos de Negocio. (Vol. 1). Lisboa: D.Quixote
- Taylor, R. (2014). Creativity at Work. (Vol. 1). London: Kogan Page
Método de Ensino
A disciplina é leccionada recorrendo a aulas teórico-práticas, em que será apresentada e discutida a matéria base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica, bem como serão discutidos os projectos dos alunos.
Software utilizado nas aulas
Word
Excel
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 09 de junho de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)