Publicação em Diário da República: Aviso de Registo nº 299/2017 de 27/06/2017
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 PL + 3,0 OT , Cód. 63766.
Docente(s)
- Júlio César Moita Jorge Ruivo da Silva (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
Pretende-se que os alunos no final da UC dominem, a terminologia técnica do meio audiovisual no domínio da captura de imagem com os diferentes tipos de câmaras digitais, resoluções e proporções e codec´s.
As funções de uma equipa de imagem em cada um dos ambientes de produção, estúdio e exterior e consoante o tipo de produção, reportagem, ficção e transmissão em direto.
Os tipos de equipamentos/Câmaras e o seu manuseamento, com as devidas regras de segurança.
Com aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos no domínio da linguagem audiovisual. Aplicação das diferentes escalas de planos para diferentes tipos de conteúdos. O enquadramento de imagem e de movimentos de câmara.
Os diferentes géneros e estilos narrativos utilizando a imagem, consoante o tipo de conteúdo em produção.
Programa
1. Tipos de camaras digitais (vídeo/DSLR).
a. Vídeo (broadcast)
i. Sistema ótico
ii. CCD
iii. Filtros
iv. Áudio
v. Balanços de brancos (temperatura de cor)
vi. Foco
vii. IRIS
viii. Zoom
ix. Ligações (SDI/HDMI/XLR)
b. DSLR
i. Corpo
ii. Formato (grande e médio formato)
iii. Lentes
iv. Abertura
v. Velocidade
vi. Iso
vii. Áudio
viii. Distancia focal e profundidade de campo
ix. Formatos
2. Resoluções, formatos de vídeo, proporções e codec´s.
a. Vídeo analógico/vídeo digital
b. PAL/NTSC
c. SD/HD
d. Interlaçado/Progressivo
e. Proporções de imagem (4:3/16:9), proporções cinematográficas.
f. Codec´s de vídeo, nativos e com compressão.
3. Tipos e tamanhos planos.
4. Regras de filmagem.
a. Regra dos 180º
b. Regra dos 30º
5. Movimentos de câmara.
a. Óticos (Zoom)
b. Mecânicos
i. Tripé / grua / gimbal / monopé / Dolly /Steadcam
ii. Track
iii. Truck
iv. Pan/tilt
6. Composição de imagem (enquadramentos)
a. Regras de composição
b. Regra dos terços
c. Diferentes tipos de enquadramentos, cinema, vídeo, televisão
7. A imagem e o Som nos diferentes tipos de camaras
a. Tipo de ligação para áudio
b. Tipo de pistas e formas de controlo e gravação
8. Tipos de produção (reportagem, direto, estúdio, documentário, grande reportagem, ficção)
a. Diferentes técnicas de trabalho com câmara
i. Reportagem
ii. Estúdio (gravado ou em direto)
iii. Documentário
iv. Ficção
9. Regras e legislação Direitos de imagem e restrições legais
a. Legalidade das imagens obtidas
b. Regras e procedimentos para autorizações
10. Ética e metodologia de trabalho, segurança e equipa
a. Cuidados éticos na obtenção da imagem
b. Técnicas de segurança no trabalho e com o equipamento
c. Manutenção do equipamento
d. Trabalho em equipa, o bom senso e o respeito pelo trabalho da equipa.
Metodologia de avaliação
Continua:
Assiduidade:25% |trabalho pratico com diferentes camaras (DSRL|VIDEO) 25% | Proj. em direto: 25% |teste escrito
exame e recurso: Teste escrito : 50% |Trabalho pratico com DSLR e Camara Video 25% + 25%
Bibliografia
- Antero, J. e , . (2009). Operações de Câmara. (Vol. 1). (pp. 1-200). Lisboa: edições lusofonas
- Breslin, J. (2007). Produção de imagem e Som. (Vol. 1). (pp. 1-200). Brasil: Brasil Campus
- Silva, J. (2019). Operação de Câmara. (Vol. 1). (pp. 1-200). Abrantes: apontamentos do docente
Método de Ensino
Apresentação de conteúdos teóricos que incidem nos conhecimentos necessários à compreensão da área profissional em que a UC se insere. Aplicação desses conhecimentos em contexto prático e laboratorial.
Software utilizado nas aulas
N/A