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Ano Letivo: 2020/21

Gestão Administrativa de Recursos Humanos

Português

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Publicação em Diário da República: Aviso nº 3681/2017 - 07/04/2017

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP , Cód. 60161.

Docente(s)
- Manuela Sofia da Conceição Silva (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Os alunos devem:
O1- desenvolver competências de compreensão e expressão escrita e oral;
O2- aplicar adequadamente as estratégias de comunicação para estruturar a experiência e explicar a realidade;
O3- produzir textos segundo técnicas e modelos diversificados;
O4- analisar criticamente os diversos discursos
O5 - adquirir métodos e técnicas de pesquisa
O6- dominar e aplicar métodos e técnicas de pesquisa, registo e tratamento da informação
O7 - reconhecer a importância da adequação do discurso à situação de comunicação
O8 – domínio e adequação do discurso aos diversos contextos comunicativos.

Programa
C1.A Língua e a Comunicação
1.1. As estruturas comunicacionais
1.2. Linguagem, Língua, Fala e Discurso
1.3. Variação Linguística
1.4. Código oral e código escrito
1.5. A Gramática na comunicação (sintaxe frásica)
1.6. Fontes de enriquecimento lexical (neologismos, estrangeirismos, abreviaturas)
1.7. A semântica/relações de significação
C2. Tipologias textuais e práticas de compreensão e expressão escrita.
2.1.Texto utilitário
2.2.Texto argumentativo
2.3.Texto explicativo-descritivo
2.4.Texto expositivo-informativo
2.5.Coesão e coerência textual
C3.Metodologia de Projeto.
3.1 Noções metodológicas, estruturais e de correção linguística na elaboração de um trabalho científico
3.2.Técnicas de pesquisa, registo e tratamento da informação
3.3.Produção de fichas de leitura
3.4.Resumo, síntese e relatório
3.5.Elaboração de referências bibliográficas
C4.Práticas de compreensão e expressão oral
4.1.Entrevista
4.2.Colóquio/Debate
4.3.Leituras interpretativas
4.4.Apresentação oral
C5.Pragmática Linguística
5.1. Dimensão interlocutiva da linguagem
5.2. O que é dito o que é comunicado
5.3.Princípio de cooperação e máximas conversacionais
5.4. Teoria dos atos de fala

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
- Teste 1 (40%)-(nota mínima 8 valores)
- Teste 2 (40%)-(nota mínima 8 valores)
- Trabalhos realizados em contexto de aula (participação) (20%)


- Avaliação final:
Exame escrito (100%)

Bibliografia
- AZEREDO, M. e PINTO, M. e LOPES, M. (2015). Gramática Prática de Português. Lisboa: Raiz Editora
- CUNHA, C. e CINTRA, L. (2005). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Sá da Costa
- ESTRELA, E. (2010). Dicionário de dúvidas, dificuldades e subtilezas da Língua Portuguesa. Lisboa: Dom Quixote
- LEITE, S. e TAVARES, S. (2015). Pares difíceis da Língua Portuguesa. Lisboa: Planeta

Método de Ensino
M1 - Aulas expositivas
M2 - Aulas práticas com a realização de exercícios de aplicação prática (fichas de trabalho em aula, trabalhos de grupo, pesquisa, produção de texto, apresentação oral)

Software utilizado nas aulas
Powerpoint e Moodle

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 28 de dezembro de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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