Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11775/2016 - 27/09/2016
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP , Cód. 62401.
Docente(s)
- Maria da Conceição Correia Salvado Pinto Pereira Barras Romana (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
-Desenvolver competências de compreensão e expressão escrita
-Produzir textos com técnicas/modelos diversificados
-Reconhecer a importância da adequação do discurso
-Desenvolver competências de interpretação e expressão oral
-Adquirir métodos e técnicas de pesquisa
Programa
1. Importância da língua como instrumento de comunicação e a adequação do discurso:
1.1. Alguns conceitos introdutórios (língua / linguagem; língua oficial / língua nacional; língua
padrão; língua materna, bilinguismo/multilinguismo)
1.2. Variação e evolução linguística
1.3. Funções do discurso e adequação discursiva
2. Discurso escrito
2.1. Textos da área profissional: Interpretar, resumir, sintetizar e parafrasear.
2.2. Textos: Interpretar e comentar os vários tipos de textos
2.3. Textos do domínio técnicos
3. Discurso oral
3.1. Regras e técnicas de expressão oral
3.2. Exposições e relatos
3.3. Entrevistas
3.4. Apresentações
3.5. Reuniões e debates
4. Trabalhos de pesquisa/ elaboração de relatórios
4.1. Introdução à pesquisa bibliográfica
4.2. A leitura e a seleção de informação
4.3. Organização de dados, estruturação do trabalho e redação do texto final
4.4. Normas de apresentação de citações e de bibliografia
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
Trabalhos realizados em contexto de aula (15%),
Trabalho escrito com exposição oral (35%)
prova escrita (50%);
a nota da avaliação continua resulta da média ponderada de todas as avaliações. a falta de um elemento remete o aluno para avaliação final
Avaliação final -
exame escrito (100%).
Bibliografia
- CUNHA, C. e CINTRA, L. (2005). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Sá da Costa
- ESTRELA, E. (2010). Dicionário de dúvidas, dificuldades e subtilezas da Língua Portuguesa. Lisboa: Dom Quixote
- LEITE, S. e TAVARES, S. (2015). Pares difíceis da Língua Portuguesa. Lisboa: Planeta
- Lopes, M. e Pinto, M. e Azeredo, M. (2015). Gramáica Prática de Português. Lisboa: Rais Editora
Método de Ensino
As aulas são teórico-práticas, sendo pontuadas por diversos exercícios práticos, tanto dentro
como fora da sala de aula, com o propósito de incitar os/as alunos/as a usar a língua de forma adequada aos vários contextos
.
Software utilizado nas aulas
Powerpoint e Moodle