IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2020/21

Proteção Civil

Liderança de Pessoas em Situações de Emergência

<< voltar ao Plano Curricular

2 ECTS; 1º Ano, Anual, 24,0 TP , Cód. 202113.

Docente(s)
- Maria Fernanda Pires Aparício (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
Desenvolver competências de gestão de equipas e de liderança. Criar mecanismos de prevenção do stress em situações de emergência.

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL(ODS):
ODS 4 - EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
ODS 5- IGUALDADE DE GÉNERO
ODS 8 -TRABALHO DIGNO E CRESCIMENTO ECONÓMICO

Programa
Definição de organização.
Distinguir os conceitos de eficácia e eficiência.
Interpretar a organização como um sistema aberto.
Reconhecer as pessoas nas organizações.
Caracterizar o estudo do comportamento organizacional.
Identificar a organização como um sistema de papéis.
Caracterizar a abordagem clássica da administração organizacional.
Identificar e caracterizar a teoria das relações humanas aplicada à organização.
Relacionar a teoria do desenvolvimento organizacional com as alterações do meio e as novas concepções acerca da natureza humana.
Definir cultura e clima organizacional.
Relacionar os estudos sobre liderança com o valor atribuído às relações humanas na organização.
Definir liderança.
Problematizar as características do líder: traços pessoais, versus situação.
Caracterizar a teoria dos três estilos de liderança.
Caracterizar a teoria da liderança situacional de Tannenbaum e Schmidt.
Caracterizar sistema de liderança de Rensis Likert.
Liderança emocional; Liderança transformacional.
Equipas de trabalho vs grupo
Equipas Positivas.
Avaliar o comportamento do líder em função da tarefa e das relações humanas.
Identificar o processo de avaliação do estilo de liderança de acordo com o Grid Gerencial de Blake & Mouton.
Caracterizar o modelo contingencial de liderança de Fiedler.
Caracterizar o processo de liderança segundo o modelo situacional de Paul Hersey e Blanchard.
Caracterizar uma organização onde existe o empowerment.



Metodologia de avaliação
A avaliação sendo continua engloba um trabalho de grupo discutido na aula( 60%) e um teste escrito cuja nota tem de ser no mínimo de 10 valores 40%) .

Bibliografia
(2013). Develop Your Leadership Skills. (Vol. 1). London: Kogan Page
(2013). Lideranca Positiva. (Vol. 1). Lisboa: Silabo
(2014). The Leadership Skills Handbook - 50 Essential Skills You Need to be a Leader. (Vol. 1). London: Kogan Page

Método de Ensino
O método expositivo tem como objetivo a aquisição de conhecimentos no domínio da gestão de equipas e liderança. Participativas: Análise e resolução de casos e discussão de trabalhos de grupo; Ativas: Participação dos alunos na realização e discussão de trabalhos; Auto-estudo: Trabalho Autónomo dos alunos.

Software utilizado nas aulas
Moodlle e Microsoft Teams

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso á justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado