Trata-se de uma pós-graduação em lato sensu ou seja, especialista em Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial.
A pós-graduação em Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial aposta numa aprendizagem à distância, através do e-Learning e videoconferência/plataforma BBB, usando as mais modernas e interativos meios de ensino pedagógico, dando a possibilidade a todos os interessados de poderem participar, num horário flexível e adaptado.
O e-Learning é uma ferramenta de ensino, baseada nas novas tecnologias, que foge ao tradicional modelo de aprendizagem. Fornece ao formando um conjunto de conteúdos pedagógicos de audiotexto e videotexto com os quais poderá interagir livremente. Neste sentido aplica o potencial das tecnologias de informação e comunicação ao desenvolvimento da formação curricular individual do aluno.
Este poderá, sem sair de casa, consultar o programa letivo, ter acesso aos apontamentos, realizar testes, enviar trabalhos, consultar as avaliações, solicitar explicações aos professores ou assistir em tempo real às aulas letivas.
As aulas ainda que à distância pressupõe um sistema de controlo de presença, permitindo ao aluno, levantar questões na sala de aula, interagir com os colegas, desenvolver trabalhos de grupo, ser acompanhado pelo docente e rever as mesmas na altura em que entender e onde quiser.
É um processo personalizado que permite uma flexibilidade temporal e espacial, indo de encontro aos interesses do aluno e ao local onde este se encontra.
Como qualquer programa letivo possui um conjunto de aulas de contacto direto (professor-aluno) e horas de trabalho independente.
Como se desenrola o processo?
· Bastará possuir ligação à internet e auscultadores/microfone. Um computador normal é suficiente para processar a plataforma.
· No início da aula a webcamera e a plataforma são ativadas e a aula é transmitido on-line.
· O aluno (onde estiver) entrará com uma palavra passe na plataforma, permitindo ao docente saber quem está presente.
· O professor também possuirá um computador com acesso à plataforma.
· O aluno poderá pedir explicações e tirar dúvidas on-line, durante a aula, através da plataforma de aprendizagem BBB. O professor explicará para a turma e o aluno assistirá à explicação pelo computador.
· Na aula estará disponível um blackboard e um sistema para apresentação de powerpoints que permitirá ao aluno acompanhar os conteúdos que o professor leciona.
· As aulas serão gravadas podendo ser revistas pelo aluno em qualquer altura e as vezes que considerar necessário.
· Na plataforma será também exposto os apontamentos, vídeos, manuais, artigos e livros digitais, testes, exames, entre outros documentos.
· Os professores poderão optar por desenvolver exames escritos, podendo estes ser também realizados à distância. Poderão conter perguntas de resposta múltipla, verdadeiro /falso, correspondência correta ou outro sistema e terão tempo limite, as respostas possuem valores associados.
· O sistema presencial efetivo dos alunos só será exigido durante o estágio, no caso de opção deste.
Siga o link seguinte para efetuar inscrição:
http://www.estt.ipt.pt/posgradAGEP/
Taxas de frequência:1000€ (euros) - Pagamentos em 10 parcelas.
Nota
Anulações ou desistências:
De acordo com o regulamento de Pagamento de Propinas no IPT, os alunos que anulem a sua inscrição no curso de Pós-Graduação até ao último dia útil do mês em que se complete o primeiro terço do período de duração do respetivo ciclo de estudos ou de formação ficam obrigados, apenas, ao pagamento das prestações de propina com vencimento até essa data, procedendo à anulação da inscrição após aquela data ficam obrigados ao pagamento da totalidade das taxas de frequência.
Horário e dias de funcionamento
Curso na modalidade à distância (Plataforma de ensino à distância – IPT elearning-BBB).
Horário Pós-laboral.