Publicação em Diário da República: Despacho nº 7904/2013 - 18/06/2013
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT + 3,0 O , Cód. 308128.
Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)(2)
- Ana Isabel e Sousa do Carmo (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
1. Identificar as potencialidades dos dispositivos móveis no contexto das publicações periódicas e adequar a escolha de formato ao conteúdo e distribuição da publicação;
2. Editar e formatar conteúdos orientados para aplicações em dispositivos móveis de acordo com as boas práticas e orientações;
3. Pensar e planear os projetos a desenvolver;
4. Justificar as opções tomadas e presentes no guião visual;
5.Desenvolver um projeto de design editorial para dispositivos móveis;
6. Conhecer processos de avaliação das soluções que foram concebidas;
7. Aplicar metodologias de avaliação aos produtos de design editorial para dispositivos móveis que foram criados.
Programa
1. Publicações periódicas impressas vs digitais. Diferenças e semelhanças entre conteúdos e design;
2. As diferentes ferramentas/plataformas disponíveis. Adequação da escolha de formato ao conteúdo e distribuição da publicação;
3. Boas práticas e orientações para o design publicações digitais;
3.1 Grelha e Tipografia
3.2 Formatos de imagem
3.3 Conteúdo áudio e vídeo
3.4 Indicação da progressão de leitura
3.5 Navegação e wayfinding
4. Criação de publicações digitais com Adobe InDesign e Twixl Publisher
4.1 Fluxo de trabalho: Article based vs Publication based
4.2 Artigos multi-page e artigos long-page
4.3 Alternate layouts (orientação vertical e horizontal)
4.4 Interatividade, pre-flight, pré-visualização e partilha
5. Storyaboard e storytelling. Revisões.
6. Etapas do processo de design. Ponderações e avaliações.
7. Usabilidade.
8. Os utilizadores como avaliadores e co-autores. Co-design e processo etnográficos em design.
Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência e por Exame:
Projeto de publicação digital (design da maqueta/protótipo 80%; apresentação e defesa 10%; participação e empenho 10%;)
Bibliografia
- Lupton, E. (2014). Type on Screen. Nova Iorque (EUA): PRINCETON ARCHITECTURAL PRESS
- Apfelbaum, S. e Cezzar , J. (2014). Designing The Editorial Experience. Beverly (EUA): Rokport Publishers
- Cohen, S. e Burns, D. (2013). Digital Publishing with Adobe InDesign CS6. Berkeley (EUA): Peachpit
- Zappaterra, Y. e Caldwell , C. (2014). Editorial Design: Digital & Print. Londres (RU): Laurence King Publishing
Método de Ensino
1. Aulas expositivas e demonstrativas com apoio audiovisual.
2. Desenvolvimento de exercícios exemplificando e confirmando os conhecimentos adquiridos.
3. Realização de um projeto editorial para tablet
Software utilizado nas aulas
Adobe InDesign
Twixl Publisher (Plug-in)
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 25 de junho de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)