Publicação em Diário da República: Despacho nº 17071/2009 - 23/07/2009
3 ECTS; 1º Ano, Anual, 7,0 TP + 12,0 TC + 8,0 S , Cód. 64982.
Docente(s)
- George Harold Nash (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não Aplicável
Objetivos
No final do módulo o aluno deverá ter adquirido conhecimentos gerais sobre a arte pré-histórica a nível mundial,a arte rupestre e móvel, todas as épocas e horizontes culturais e os
sítios de Património Mundial.
Programa
Os estudantes são inicialmente ensinados a arqueologia da arte; desde o Paleolítico Médio / Alto Paleolítico/Mesolítico até à arte contemporânea de rua. Espera-se que a arte de rua contemporânea e o graffiti sejam um ponto focal utilizando abordagens observacionais para fazer inferências sobre o que poderia ter acontecido num passado distante. Utilizando tanto registos arqueológicos como antropológicos, espera-se que os estudantes identifiquem pontos filosóficos chave, ou seja, o significado da arte, porque é utilizada e onde é colocada. A partir do curso, os estudantes obterão uma ampla base de conhecimentos sobre este fenómeno global. O curso será de mais de seis sessões de quatro horas e incluirá:
Sessão 1. Paralelos: Arte de Rua Contemporânea - o que nos pode dizer sobre arte antiga?
Sessão 2. Visão geral da arte Paleolítica e Mesolítica - Uma perspectiva global
Sessão 3. Um tipo de arte diferente: Europa Periférica
Sessão 4. Novas descobertas, novos métodos, e novas ideias
Sessão 5. Uma narrativa etnográfica da arte Paleolítica e Mesolítica
Sessão 6. Linguagem gestual - olhando para o significado de imagens abstractas e geométricas
Metodologia de avaliação
Trabalho monográfico:
50% texto escrito
50% apresentação oral
Bibliografia
- Clottes, J. (2008). Cave Art. London: Phaidon Press
- Lewis-Williams, D. (2004). The Mind in the Cave: Consciousness and the Origins of Art. London : Thames & Hudson.
- Lévi-Strauss, C. (1963). Structural Anthropology. Basic : Books
- Nash, G. e Chippendale, C. (2004). Figurative Landscapes of Rock Art.. Cambridge: Cambridge University Press.
Método de Ensino
As lições são conduzidas utilizando o PowerPoint para demonstrar o assunto apoiado por conteúdos digitais em tempo real da Internet.
Software utilizado nas aulas
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 22 de julho de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)