Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 28,0 T + 14,0 TP + 14,0 OT , Cód. 82078.
Docente(s)
- Luís Manuel Mota dos Santos Figueira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não se aplica.
Objetivos
Os alunos que concluam com sucesso esta unidade curricular deverão ser capazes de:
- Conhecer a problemática e metodologia da História da Arte, numa análise nomeadamente da matriz cultural da Europa, das origens à época moderna.
- Compreender e reconhecer a arte como facto social na duração histórica.
- Reconhecer as diferentes formas de manifestações artísticas, correntes estéticas, autores e momentos mais relevantes da História da Arte ocidental.
- Identificar e possuir uma visão global e abrangente da História da Arte, dos principais movimentos e correntes artísticas da cultura ocidental.
- Reconhecer os diversos movimentos numa visão global da História da Arte em Portugal.
Programa
1.Propedêutica das artes: uso turístico e sustentabilidade (Agenda 2030 ONU)As origens: a arte pré-histórica:
1.1. Arte móvel e arte rupestre;
1.2. Arte Paleolítica;
1.3. Arte Mesolítica;
1.4. Arte Neolítica.
2.A Arte na Antiguidade clássica: arte grega e helenística; a arte romana:
2.1. Introdução à arte da Grécia Clássica;
2.2. A pintura cerâmica grega arcaica;
2.3. A escultura grega arcaica, clássica e clássica tardia;
2.4. As ordens arquitetónicas gregas.
2.5. A arquitetura da Época Helénica;
2.6. Introdução à arte romana;
2.7. A arquitetura religiosa, secular e civil romana e tardo-romana;
2.8. A escultura romana: o relevo narrativo; os retratos;
2.9. A pintura romana
3.A Arte na Idade Média: a arte românica, a arte gótica:
3.1. Do Paleocristão ao Românico;
3.2. A Arte e arquitetura românica;
3.3. Arte e Arquitetura Gótica Primitiva, Plena e Tardia;
3.4. O Gótico Internacional. 4.Renascimento e Maneirismo. A arte Protestante:
4.1. As origens da arte renascentista;
4.2. O Alto Renascimento;
4.3. Século XVI: a arte no Norte da Europa;
4.4. O Maneirismo;
4.5. Arte e Arquitetura barroca;
4.6. A arte nos países Protestantes.
4,7. Do Barroco à Arte Moderna e Pós-Moderna
5. História da Arte Portuguesa
Metodologia de avaliação
1.1. Avaliação contínua em frequência:
1.1. Teste escrito - 50% da nota final;
1.2. Trabalho de Portefólio (obrigatório) - 50% da nota final
Dispensa de exame com nota igual ou superior a 10 valores
Bibliografia
- , . (0). Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Objetivos de aprendizagem. Acedido em 22 de fevereiro de 2021 em https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/
- Janson, A. (2010). A Nova História da Arte de Janson. (Vol. 1). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
- Pereira, P. (2014). Arte Portuguesa - História Essencial. (Vol. 1). Lisboa: Temas e Debates
- Pinto, A. e Meireles, F. e Cambotas, M. (2006). História da Arte Ocidental e Portuguesa das origens ao final do século XX. (Vol. 1). Porto: Porto Editora
Método de Ensino
Método expositivo, interrogativo e demonstrativo. A elaboração de um Portefólio individual é obrigatória como método de trabalho: registará a evolução da aquisição de conhecimentos.
Software utilizado nas aulas
Powerpoint 2016; outros, a ajustar caso a caso
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de março de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)