Publicação em Diário da República: Despacho n.º 9184/2020 - 25/09/2020
7 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 42,0 PL + 28,0 TP + 5,0 OT , Cód. 81434.
Docente(s)
- Sandra Maria Gonçalves Vilas Boas Jardim (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Os estudantes que terminam com sucesso a UC deverão ser capazes de:
1. Analisar e construir algoritmos para a resolução de vários tipos de problemas.
2. Conhecer e saber aplicar diferentes estruturas de dados e de controlo de fluxo.
3. Implementar algoritmos utilizando a linguagem de programação
Programa
A. Conceitos básicos acerca de computação e computadores.
B. Algoritmos e linguagens: Diagramas de Fluxo e Pseudocódigo.
C. Manipulação de informação: Instruções de processamento; funções de Input/Output.
D. Estruturas de decisão e de repetição: Estruturas de decisão Simples, Compostas e Múltiplas; Ciclos de repetição (for; while; do...while).
E. Estruturas de dados compostas (arrays: vetores e matrizes; estruturas; strings: cadeias de caracteres).
F. Modularidade: Funções.
G. Algoritmos iterativos e recursivos.
H. Gestão dinâmica de memória.
I. Operações sobre ficheiros.
Metodologia de avaliação
Avaliação periódica - Dois testes escritos, tendo o primeiro um peso de 20% e o segundo um peso de 30%, e dois trabalhos práticos (com peso de 25% cada um).
Avaliação final - prova escrita com componente computacional (50%) e trabalho prático (50%)
Em cada um dos elementos de avaliação o aluno deverá obter uma nota mínima de 7,5 valores.
Bibliografia
- Kochan, S. (2014). Programming in C. (Vol. 1). (pp. 1-552). USA: Addison-Wesley Professional
- Pereira, A. (2017). C e Algoritmos. (Vol. 1). (pp. 1-246). Portugal: Edições Sílabo
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais previstos para a UC. Aulas práticas-laboratoriais destinadas à resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.
Software utilizado nas aulas
Visualg; Code Blocks; ferramentas de produtividade; plataforma de eLearning.