IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2020/21

Informática e Tecnologias Multimédia

Programação e Algoritmia

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12419/2016 - 14/10/2016

7 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 PL + 30,0 TP + 5,0 OT , Cód. 81434.

Docente(s)
- Sandra Maria Gonçalves Vilas Boas Jardim (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Os estudantes que terminam com sucesso a UC deverão ser capazes de:
1. Analisar e construir algoritmos para a resolução de vários tipos de problemas.
2. Conhecer e saber aplicar diferentes estruturas de dados e de controlo de fluxo.
3. Implementar algoritmos utilizando a linguagem de programação

Programa
A. Conceitos básicos acerca de computação e computadores.
B. Algoritmos e linguagens: Diagramas de Fluxo e Pseudocódigo.
C. Manipulação de informação.
D. Estruturas de decisão e de repetição.
E. Estruturas de dados compostas (arrays ? vetores e matrizes; estruturas; strings ? cadeias de caracteres).
F. Modularidade.
G. Algoritmos iterativos e recursivos.
H. Gestão dinâmica de memória.
I. Operações sobre ficheiros.

Metodologia de avaliação
Avaliação periódica - realização individual de 3 séries de problemas com peso individual de 5%, prova escrita (40%) e trabalho prático (45%)
Avaliação final - prova escrita com componente computacional (50%) e trabalho prático (50%)
Nota: Em qualquer das épocas de avaliação, para obter aprovação, as classificações mínimas da prova escrita, bem como do trabalho prático, é de 7 valores.

Bibliografia
- Kochan, S. (2014). Programming in C. (Vol. 1). (pp. 1-552). USA: Addison-Wesley Professional
- Pereira, A. (2017). C e Algoritmos. (Vol. 1). (pp. 1-246). Portugal: Edições Sílabo

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais previstos para a UC. Aulas práticas-laboratoriais destinadas à resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Visualg; Code Blocks; ferramentas de produtividade; plataforma de eLearning

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado