Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12419/2016 - 14/10/2016
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP + 5,0 OT , Cód. 81430.
Docente(s)
- Maria da Conceição Correia Salvado Pinto Pereira Barras Romana (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
A.Desenvolver competências de compreensão e expressão escrita:
- Aprofundar os conhecimentos no que concerne à gramaticalidade frásica e gramática do texto;
aprofundar as competências de escrita dos textos de acordo com as regras de coerência e coesão;
B. Produzir textos com técnicas/modelos diversificados;
- Identificar corretamente as tipologias textuais, reconhecer e produzir as suas tessituras;
C.Reconhecer a importância da adequação do discurso;
- aprofundar os conhecimentos sobre a enunciação do discursos e os seus conceitos fundamentais;
- produzir discursos e identificar analiticamente caraterísticas de boa formação;
D.Desenvolver competências de interpretação e expressão oral
E.Adquirir métodos e técnicas de pesquisa;
Programa
1. Importância da língua como instrumento de comunicação e a adequação do discurso:
1.1. Alguns conceitos introdutórios (língua / linguagem; comunidade linguística)
1.2. Variação e evolução linguística
1.3. Funções do discurso e adequação discursiva
2. Discurso escrito
2.1. textos: tipologias Textuais
2.2. A escrita dos textos: Coesão e coerência
2.3. Textos : Interpretar, resumir, sintetizar e parafrasear.
2.4. Textos dos media: Interpretar e comentar notícias, reportagens, entrevistas, artigos de opinião/crítica, crónicas.
2.5. Textos técnicos: redigir curriculum vitae, e-mail formal, ata, declaração, relatório.
3. Discurso oral - a enunciação do discurso
3.1. Regras e técnicas de expressão
3.1.1 expressão verbal/não verbal
3.1.2. atos do discurso
3.2. Exposições e relatos
3.3. Entrevistas de emprego
3.4. Reuniões e debates
4. Trabalhos de pesquisa/ elaboração de relatórios
4.1. Introdução à pesquisa bibliográfica
4.2. A leitura e a seleção de informação
4.3. Organização de dados, estruturação do trabalho e redação do texto final
4.4. Normas de apresentação de citações e de bibliografia
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
- Práticas desenvolvidas na aula (20%)
- Um trabalho escrito (individual) com apresentação oral (30%)
- Uma Prova escrita (50%)
Avaliação final -
Prova escrita (100%).
É obrigatório um mínimo de 10 valores.
Bibliografia
- Correia, J. (1978). Introdução às técnicas de Comunicação e de Expressão. (Vol. 1). (pp. 1---). Lisboa: Novidades Pedagógicas
- Faria , I. (1996). Introdução à Linguística Geral. Lisboa: Caminho
- Figueiredo, E. (2003). Da língua ao Discurso. (Vol. 1). (pp. 1---). Porto: Porto Editora
- LOPES, M. (2015). Gramática Prática de Português. . Lisboa: Raiz Editora
Método de Ensino
a) aulas expositivas com exemplificação da matéria;
b) aulas práticas com a realização de exercícios de aplicação
Software utilizado nas aulas
Ferramentas de produtividade; plataforma de eLearning