Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964008.
Docente(s)
- Isabel Maria da Cruz Ferreira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
No final da uc, os estudantes devem:
1.conhecer os principais processos psicossociais; 2.explicar o funcionamento de processos de perceção interpessoal; 3.compreender impacto da influência social a nível do pensamento e do comportamento; 4.identificar fatores pessoais disposicionais e ambientais na análise psicossocial 5. "4: Educação de Qualidade"
Programa
1.Psicologia social: 1.1 Origem e percurso; 1.2 Definições
2.Formação das impressões: 2.1 Conceito; 2.2 Abordagens: configuracional, integração, memória; 2.3 Problemas de exatidão
3.Atitudes: 3.1 Conceito; 3.2 Respostas: cognitivas, afetivas, comportamentais; 3.3 Funções; 3.4 Atitudes e comportamentos
4.Influencia social: 4.1 Conceito; 4.2 Submissão, normalização, conformismo, inovação
5.Teorias implícitas da personalidade: 5.1 Conceito; 5.2 Estratégias de manutenção
6.Atribuição causal: 6.1 Conceito; 6.2 Modelos: F. Heider, E. Jones e K. Davies, H. Kelley; 6.3 Erro fundamental da atribuição; 6.4 Dimensão social das atribuições
Metodologia de avaliação
1. Em época de frequência, realização de duas avaliações escritas (a 1.ª em meados do
semestre e a 2.ª no final) para admissão ou dispensa de exame final. Os alunos só serão
admitidos à realização da 2.ª avaliação se tiverem obtido na 1.ª avaliação uma classificação igual
ou superior a 7,0 (sete vírgula zero) valores. São dispensados de exame, os alunos cuja média
aritmética obtida nas duas avaliações, seja igual ou superior a 9,5 (nove vírgula cinco) valores e
com um mínimo de 7,0 valores em cada uma delas.
2. Avaliação escrita nas épocas de exame estabelecidas.
3. Condições específicas: se em qualquer uma das provas escritas a classificação for maior ou
igual a 15,5 (quinze vírgula cinco) o aluno é admitido a uma prova oral (de igual peso que a prova
escrita) e a nota final é a média das provas. Caso não compareça será atribuída a classificação
de 15,0 (quinze vírgula zero) valores.
Bibliografia
- LEYENS, J. (2015). Psicologia social. Lisboa: Edições 70.
- LIMA, M. (2003). Temas e debates em Psicologia Social: Identidade, conflitos e processos sociais - A Psicologia Social na prática. Lisboa: Livros Horizonte.
- MONTEIRO, M. e VALA, J. (2017). Psicologia Social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
- MYERS, D. (2014). Psicologia Social. São Paulo: McGraw-Hill.
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas com exposição oral (apoiadas por datashow) e apresentação/discussão de casos e de resultados de experiências.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de março de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)