IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2020/21

Gestão da Edificação e Obras

Gestão Integrada de Serviços e Património

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7571/2019 - 26/08/2019

5 ECTS; 2º Ano, Anual, 42,0 TP , Cód. 818619.

Docente(s)
- José Júlio Firmino das Neves (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
n.a.

Objetivos
1. Compreender os conceitos aplicados à gestão de imóveis;
2. Conhecer os modelos aplicados à gestão de imóveis;
3. Reconhecer os critérios para a aplicação do facility management na gestão de imóveis;
4. Conhecer os conceitos e as principais metodologias do facility management;
5. Reconhecer as ferramentas e saber aplicar as técnicas de facility management na gestão de imóveis;
6. Conhecer as normas europeias de facility management;
7. Reconhecer os principais paradigmas da gestão profissional de condomínios;
8. Conhecer a regulamentação aplicável na gestão de condomínios.

Programa
1. Introdução à Gestão de Imóveis
1.1 Introdução à gestão de imóveis;
1.2 Evolução da gestão de imóveis;
1.3 Segmentação da gestão de imóveis;
1.4 Processo de gestão;
1.5 Life cycle management do património.
2. Facility Management
2.1 Competências e práticas do facility manager
2.2 Modelos de Reporting;
2.3 SLA´s;
2.4 KPI´s;
2.5 Modelos de contratação e remuneração variável;
2.6 Vantagens do facility management.
3. Gestão de condomínios
3.1 Gestão profissional de condomínios;
3.2 Propriedade horizontal;
3.3 Gestão de seguros em condomínios;
3.4 Gestão financeira e contabilística de condomínios;
3.5 A organização dos serviços em condomínios.

Metodologia de avaliação
Avaliação Única: realização de um Exame Final ou Avaliação Contínua (Nota mínima de 9 valores): 50% Avaliação intermédia, Assiduidade e Participação nas aulas + 50% Exame Final

Bibliografia

Método de Ensino
É utilizado o método expositivo a fim de explanar as principais temáticas teóricas da unidade curricular. É utilizado o método interrogativo recorrendo ao diálogo e à formulação de debates. O método ativo permite aos alunos terem o papel central.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado