IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2020/21

Gestão da Edificação e Obras

Gestão da Qualidade, Segurança e Ambiente na Construção

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7571/2019 - 26/08/2019

5 ECTS; 2º Ano, Anual, 42,0 TP , Cód. 818616.

Docente(s)
- Luis Filipe Rocha de Almeida (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Após a frequência desta unidade curricular o aluno deve saber avaliar os ganhos económicos resultantes do aumento da produtividade dos trabalhadores e respetiva aumento da competitividade das empresas intervenientes nas várias etapas do ciclo de vida dos edifícios considerando a:
Identificações das questões relacionadas com o bom cumprimento dos requisitos de Qualidade, Ambiente e Segurança, definidos para a edificação e obras;
Resolução dos problemas relacionados com os custos das não conformidades dos requisitos de Qualidade, Ambiente e Segurança, definidos para a edificação e obras;
Utilização de ferramentas BIM para a coordenação da gestão da qualidade segurança e ambiente na construção desde a fase de projeto até à fase de exploração e manutenção da obra
Consciencialização dos problemas ambientais e dos seus impactos na economia e na gestão das edificações e obras.

Programa
Custos de Não Qualidade, Prevenção e Controlo na Gestão da Qualidade; Segurança e Ambiente.
Sistema Português da Qualidade.
Normas da qualidade e identificação dos principais requisitos legais associados à realização dos produtos de construção.
Técnicas necessárias para um adequado controlo da qualidade dos materiais e dos processos construtivos.
Legislação aplicada à Segurança, Higiene e Saúde no trabalho.
Análise de riscos, métodos de avaliação de riscos e aplicação das medidas de gestão da prevenção, correção em trabalhos de construção, exploração e reabilitação e os seus impactos no balanço económico dos empreendimentos.
Normas e especificações para a implementação de sistema de Gestão da Segurança.
Métodos e práticas para a Avaliação de Impacte Ambiental.
Conceitos de sustentabilidade.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua. Prova de avaliação escrita com componente teórica e componente prática, em todas as épocas.
Só são aprovados os alunos com classificação final igual ou superior a 9.5 valores e que tenham obtido na prova escrita nota igual ou superior a 40% da cotação.
Avaliação contínua inclui um trabalho obrigatório, direcionado para os objetivos da UC, sendo que a classificação final será 0,6*Prova escrita + 0,4 Trabalho.

Bibliografia
- Climate Change, I. 5th Report-Synthesis Report. (Vol. ). (pp. - ). : IPCC
- Juran, J. e A. B. , G. (1998). Quality Handbook . (Vol. -). (pp. - ). : McGraw-Hill
- Pinto, A. (2005). Manual de Segurança. (Vol. 2ªed). (pp. ---). Lisboa.: Edições Sílabo
- República, D. (2019). Normas e legislação nacional. (Vol. I, II, III). (pp. - -- ). Diário República Electrónico: Diário da República

Método de Ensino
É utilizado o método expositivo, interrogativo e ativo para explanar as principais temáticas teóricas, explicação e audiovisuais, recorrendo ao diálogo, debates, apresentação de casos e desenvolvidos trabalhos com base em casos de estudo.

Software utilizado nas aulas
Cype Bim

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 07 de junho de 2021

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado