Publicação em Diário da República: Despacho n.º 8645/2020 - 08/09/2020
6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 S + 5,0 OT , Cód. 964575.
Docente(s)
            - Nuno Miguel de Sousa Vieira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          a) Desenvolver e aprofundar os conhecimentos que cruzem a prática da Fotográfica com as outras disciplinas artísticas; contribuindo, por um lado, para um entendimento da fotografia como parte de um processo cultural mais amplo e por outro, os fenómenos de multiculturalismo e hibridismo característicos do pensamento contemporâneo;   
b) Intensificar a relação entre a obra e o contexto, seja o contexto de produção, seja o de visibilidade;   
c) Fornecer instrumentos de análise adaptados a uma reflexão na prática da fotografia em sentido amplo e inclusivo em relação a outra disciplinas artísticas. De modo a que os alunos consigam edificar um discurso escrito, articulado, solido e pessoal tendo como ponto de partida um referente imagético pessoal ou de outrem.
Programa
          1. Campos operativos e definição de conceitos, ações e metodologias tendo como ponto de partida o lado da produção contribuindo para construção de uma praxis artística num território multicultural e híbrido;
2. Arte Contextual. O artista e a alteridade. O Lugar privado à visibilidade. Desenvolvimento de uma consciência critica e operativa sobre as implicações do ato produtivo no momento da visibilidade e vice-versa;
3. Arte contemporânea em geral e da Fotografia em particular e as suas múltiplas direções e contingências conceptuais. O hibridismo e a justaposição de médiuns, da imagem ao texto.
Metodologia de avaliação
          A avaliação contínua (30%); 
Apresentação, defesa e discussão dos trabalhos teórico-práticos (70%);  
Os alunos com classificação igual ou superior a 10 estão dispensados do exame;
Serão excluídos da avaliação final os alunos que ao longo do semestre não tenham frequentado pelo menos 2/3 das aulas; 
Em situação de exame serão solicitados os mesmos trabalhos práticos que no contexto de avaliação continua (80%) e um exercício suplementar proposto para a situação de exame (20%).
Bibliografia
          - ARDENNE, P. (2006). Un Arte Contextual  Creación artística em médio urbano, em situación, de intervención, de participación. (Vol. 1). Murcia:  Cendeac
- BOURRIAUD,  . (2009). Estética relacional. . (Vol. 1). São Paulo:  Martins Fontes
- DE OLIVEIRA; OXLEY; PETRY, N. (2000). Installation art. (Vol. 1). London:  Thames & Hudson Ltd
- ODOHERTY, B. (2007). Studio and cube  On the relationship between where art is made and where art is displayed. (Vol. 1). New York: Columbia University :  Columbia University 
Método de Ensino
          1. Aulas teóricas de exposição oral, debates, exemplos práticos, análise de textos, apresentações individuais e de grupo;
2. Aulas à distância, modo síncrono.
Software utilizado nas aulas
          Zoom;
Doctrino (https://doctrino.ipt.pt).
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de julho de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















