Publicação em Diário da República: Despacho n.º 8645/2020 - 08/09/2020
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 22,50 T + 30,0 TP + 5,0 OT , Cód. 964536.
Docente(s)
- Carla Alexandra de Castro Carvalho e Silva (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Desenvolvimento de competências que permitam ao aluno compreender o espectro eletromagnético. Aquisição da noção de que as imagens são resultado da refração e reflexão da luz, em lentes finas, espelhos e outras componentes óticas.
Programa
1Medidas de grandezas. Sistemas de Unidades. Noção de grandeza física. Sistema Internacional de Unidades(SI).
2 Movimento ondulatório. Natureza e propagação da luz Natureza das ondas: ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas. Definição de amplitude, período, frequência e velocidade de propagação de uma onda mecânica. Natureza da luz: teoria corpuscular e teoria ondulatória. Efeito fotoelétrico. Espetro eletromagnético. Espetro da luz visível.
3- Noções e leis fundamentais da Ótica Geométrica
Corpos luminosos e iluminados. Meios transparentes, translúcidos e opacos. Raios de luz. Noções e leis fundamentais da ótica geométrica. O objeto e a formação da imagem. Sistema ótico real. Regras dos sinais.
4- Refração da luz por superfícies planas e esféricas
Refração de raios luminosos por superfícies planas: refração por uma superfície plana (dioptro plano), refração por duas superfícies planas e inclinadas (prisma). Decomposição da luz branca por um prisma: interpretação do fenómeno com a lei de Snell. Prisma de reflexão total. Refração por uma superfície esférica (dioptro esférico): formação da imagem de um ponto objeto, por traçado de raios, em dioptros convexos e côncavos. Focos e distâncias focais de um dioptro esférico.
5- Lentes esféricas
Tipos de lentes esféricas e suas características. Pontos característicos de uma lente esférica. Potência de uma lente. Lentes delgadas e finas. Equação dos
segmentos e fórmula da ampliação linear. Construção geométrica de imagens e sua caracterização.
Metodologia de avaliação
Por frequência: realização de duas provas escritas, uma no decorrer do semestre e a segunda prova na última semana de aulas, avaliadas em 20 valores cada. A nota final resulta da média aritmética das duas provas. O aluno terá aprovação se obtiver nota superior ou igual a 10 valores (em 20 valores) ficando dispensado da época de exame. Os alunos que obtiverem classificação final superior a 17 valores poderão ser submetidos a uma prova oral.
Por exame: se o aluno for admitido a exame ou for dispensado mas pretender melhorar a sua classificação, poderá fazer o exame da época normal uma prova escrita, classificada de 0 a 20 valores, sobre toda a matéria leccionada. O aluno tem aprovação na disciplina se obtiver nesta prova classificação igual ou superior a 10 valores. Os alunos que obtiverem nota superior a 17 valores serão submetidos a uma prova oral.
Bibliografia
- Resnick, H. (2009). Fundamentos de Física - vol.4 Óptica e Física Moderna. (Vol. 4). Brasil: Livros Técnicos e Científicos
- Silva, C. (0). Sebenta de Óptica. Acedido em 19 de fevereiro de 2018 em https://doctrino.ipt.pt/course/view.php?id=3203
Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas. Aulas teórico-práticas destinadas à resolução de problemas, sempre que possível, complementadas com visualização de atividades experimentais no laboratório de Física.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 19 de junho de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)