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Ano Letivo: 2020/21

Design e Tecnologia das Artes Gráficas

Encadernação e Conservação do documento gráfico

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020

5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 60,0 PL + 5,0 OT , Cód. 964462.

Docente(s)
- Regina Aparecida Delfino (1)(2)
- Paula Alexandra Costa Leite Pinto Pereira (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1. Identificar os conceitos de preservação/conservação de livros e documentos gráficos. Aplicar
os conhecimentos à resolução de problemas concretos de salvaguarda, condições de uso e
acondicionamento.
2. Avaliar a resistência e durabilidade dos materiais constituintes dos documentos gráficos.
Avaliar os processos produtivos. Desenvolver a capacidade de observação/análise para correta
intervenção de anomalias.
3. Aplicar os conhecimentos à resolução de problemas concretos de salvaguarda do documento gráfico, tendo em vista o domínio de técnicas generalizadas. Adoptar linguagem adequada para o
correto relacionamento com pessoal especializado ou para futuros desenvolvimentos
vocacionais.
4. Identificar as técnicas de encadernação artística e moderna. Executar encadernação com
diferentes técnicas aplicando as componentes estética, criativa. Considerar as características de
preservação/conservação na encadernação.

Programa
1. Introdução aos conceitos de conservação/preservação e restauro.
2. Estudo dos materiais: suportes (papiro, couro, pergaminho, tecidos, ferragens e papéis); tintas
(impressão tipográfica, ferrogálicas, pigmentos vegetais, aguarelas).
3. Agentes de degradação:
3.1 Agentes de degradação internos ou causas intrínsecas (composição dos suportes de
impressão, caraterísticas das fibras do papel, tipos de colagem).
3.2 Agentes de degradação externos ou causas extrínsecas:
3.2.1 Agentes físicos e químicos (luz solar, lâmpadas fluorescentes, radiação ultravioleta,
temperatura, humidade relativa, poluição atmosférica);
3.2.2 Agentes biológicos (microrganismos, bactérias, insetos, roedores);
3.2.3 Ação do homem (manuseio e acondicionamento indevido);
3.2.4 Catástrofes naturais (fogos, inundações, terramotos).
4. Métodos de exame e diagnóstico
4.1 Contextualização histórica do documento e identificação de técnicas de produção artística;
4.2 Análise técnico-construtiva, exames da estrutura interna e externa do documento;
4.3 Registo fotográfico;
4.4 Preenchimento de ficha técnica de registo de entrada em laboratório;
4.5 Elaboração de proposta de tratamento;
4.6 Preservação e tomada de medidas preventivas (exame de diagnóstico da resistência das
tintas, higienização, desinfestação, desacidificação, consolidação, laminação, integração de
rasgões e lacunas, reconstituição de encadernações, acondicionamento).
5. Encadernações artísticas e modernas:
5.1 Preparação do miolo do livro e do lombo;
5.2 Técnicas de costuras diferenciadas (costura sobre nervos embutidos na serrotagem, costura
sobre nervos salientes, costura sobre nervos duplos, costura sobre fitas de couro, costura
intercalada, costura japonesa);
5.3 Preparação de planos para empaste (couro, tecidos, madeira, papéis marmoreados);
5.4 Diferentes tipologias de decoração/ornamentação das pastas dos livros (encadernação meia
francesa, encadernação meia inglesa, aplicação de douramento, execução manual de transfil).

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua, presença em 2/3 da aulas práticas laboratoriais. Assiduidade 5%, trabalhos
realizados durante as aulas 65%, frequência escrita 30%.
A Avaliação em época de exame é através de prova escrita que focará somente os conteúdos
teóricos, correspondendo a 30% da classificação final. Os 70% correspondem a assiduidade 5%,
trabalhos realizados durante as aulas 65%.

Bibliografia
- BOSQUET,, E. (1989). Traité théorique et pratique de lárt du relieur. (Vol. 1). Paris: NA
- JOHNSON, A. (1985). The practical guide to craft bookbinding. London:: Thames and Hudson
- LIBRANDO,, V. e MINNITI,, Z. e LORUSSO,, S. (2011). Ancient and modern paper characterization by FTIR and Micro-Raman spectroscopy.. Bolonha: Conservation science in cultural heritage, 11
- LIENARDY,, A. e DAMME,, P. (1992). La désacidification de masse des livres et documents. Bruxelles:: Institut royal du patrimoine artistique
- VITORINO,, T. e MELO, M. e CARLYLE,, L. e OTERO,, V. (2016). New insights into brazilwood lake pigments manufacture through the use of historically accurate reconstructions. London:: Taylor & Francis Online

Método de Ensino
1. Aulas teóricas com recursos a meios audiovisuais.
2. Exercitação prática onde se propõe ao aluno, em grupo ou individualmente, a execução de
tarefas e a resolução de problemas práticos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 25 de junho de 2021

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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