Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT , Cód. 964437.
Docente(s)
- Regina Aparecida Delfino (1)(2)
- Maria João Bom Mendes dos Santos (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
1. Adquirir conhecimentos gerais sobre ergonomia.
2. Compreender a importância da ergonomia no design de comunicação.
3. Ser capaz de analisar objetos de design de comunicação, considerando as premissas da ergonomia da comunicação.
4. Saber adotar os parâmetros da ergonomia em design de comunicação.
Programa
1. Ergonomia, definição e fundamentos
2. Ergonomia da comunicação
2.1 Princípios de design centrado no utilizador
2.2 Design inclusivo e acessibilidade visual
3. Fatores e elementos do design gráfico e ergonomia da comunicação
3.1 Legibilidade e Regras do uso da tipografia.
3.2 Cor e a sua influência
3.3 Composição e hierarquia da comunicação
4. Ferramentas e métodos para ergonomia da comunicação
Metodologia de avaliação
AVALIAÇÃO CONTÍNUA
A presença é obrigatória, 2/3 das aulas. A nota final é a média aritmética dos trabalhos:
1. Análise/diagnóstico de ergonomia em objetos de design (trabalho de grupo).50% (40% documento PDF + 10% apresentação). 2. Projeto final. 50%.
AVALIAÇÃO EM PERÍODOS DE EXAME
Serão admitidos a exame os alunos com assiduidade igual ou superior a 2/3 (dois terços) das aulas, exceção aos Trabalhador-Estudante, conforme Regulamento Académico IPT, e que tenham apresentado os trabalhos durante o semestre, com mínimo de 7 valores.
Os alunos devem entregar e apresentar o primeiro trabalho e entregar o projeto final, nota final corresponde às percentagens referidas.
Bibliografia
- Bringhurst, R. (2005). Elementos do Estilo Tipográfico, Versão 3.0. (Vol. 1). São Paulo: Cosac Naify
- Frascara, J. (2011). ¿Qué es el_diseño de información? . (Vol. 1). Buenos Aires: Ediciones Infinito
- Frutiger, A. (2001). En torno a la tipografia. . Barcelona: Gustavo Gili
- Iida, I. (2005). Ergonomia, Projeto e Produção. (Vol. 1). São Paulo: Edgard Blücher Ltda
- Lupton, E. (2010). Thinking with Type: A Critical Guide for Designers, Writers, Editors, and Students (Design Briefs). EUA: Princeton Architectural Press
- Mijksenaar , P. (2001). Una introducción al Diseño de la información. (Vol. 1). Naucalpan: Gustave Gili
- Norman, D. (2006). Design do Dia-a-Dia. (Vol. 1). Rio de Janeiro: Rocco
- Pettersson , R. (2016). Information Design Theories. (Vol. 1). Viena: International Institute for Information Design
Método de Ensino
Apresentação dos conteúdos teóricos com apoio de meios audiovisuais, estudo e análise de casos. Desenvolvimento de trabalhos T/P: análise/diagnóstico de casos e desenvolvimento de projeto de design de comunicação acompanhados pelo professor.
Software utilizado nas aulas
Adobe Indesign e Illustrator
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 25 de junho de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)