Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
4.5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 3,0 O , Cód. 96448.
Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
I Demonstrar capacidade visual para interpretar e descrever
II Formar para o exercício crítico e consciente
III Valorizar dúvida, o erro, a hipótese e a argumentação
IV Conhecer procedimentos de análise de imagens
V Valorizar a comunicação visual como texto
VI Valorizar a criação de textos vi
Programa
1 Imagem como espelho ou como superação do real
2 Expressão Vs. conteúdo
3 Elementos morfológicos e de expressão; sintaxe
4 Procedimentos de Retórica visual
5 Leitura e criação de imagens, literacia visual
Metodologia de avaliação
Exercícios de demonstração de competências e domínio dos conteúdos;
Frequência no final do semestre, que consiste na apresentação dos exercícios que foram propostos.
A nota da frequência é a média aritmética dos projetos propostos.
Os alunos com positiva em frequência (dez ou mais valores), dispensam de exame.
Exame: teste escrito de avaliação de conhecimentos.
Bibliografia
(1989). Pensar la imagen. Madrid: Cátedra
(1989). Retorica general. MadridBarcelona: Ediciones Paidós
(1996). Principios de teoría General de la Imagen. Madrid: Pirâmide
(2002). Teoría de la Imagen Periodística. Madrid: Ediciones Pirámide
Método de Ensino
A) Aulas expositivas veiculando conceitos através de exemplos
B) Leitura de imagens projetadas
C) Exercícios de experimentação
D) Análise e discussão de publicidade impressa; retórica visual
Software utilizado nas aulas
Recomenda-se a que os alunos tenham capacidade para usar software de desenho vectorial e de tratamento/manipulação de imagem
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 05 de agosto de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)